sexta-feira, 6 de agosto de 2010

CENTENÁRIO DE ADONIRAN BARBOSA

Há exatamente 100 anos nascia o brasileiro João Rubinato, mais conhecido como Adoniran Barbosa. Adoniran foi ator, cantor, humorista e compositor.

Entre suas principais composições estão: Saudosa Maloca (1951), Joga a Chave (1952), Samba do Arnesto (1953), Bom Dia Tristeza (1958), Tiro ao Álvaro (1960) e Trem das Onze (1964).

Adoniran Barbosa faleceu no dia 23 de novembro de 1982, em São Paulo.

Confira a letra de TREM DAS ONZE:
Não posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã,
Se eu perder esse trem
Que sai agora as onze horas
Só amanhã de manhã.
E além disso mulher
Tem outra coisa,
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar,
Sou filho único
Tenho minha casa para olhar
E eu não posso ficar.


(A imagem acima foi copiada do link MPB Novos e os Melhores.)

“MEU DEUS! O QUE NÓS FIZEMOS?!”

Há 65 anos a bomba atômica era utilizada contra civis inocentes

Hoje está se completando 65 anos do primeiro ataque nuclear contra seres humanos. O episódio aconteceu na manhã do dia 06 de agosto de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os Estados Unidos jogaram a bomba atômica Little Boy (Pequeno Garoto) sobre a cidade japonesa de Hiroshima, matando instantaneamente cerca de 50 mil civis inocentes. Poucos dias depois do ataque, o Japão, que já dava sinais claros de que sairia derrotado, se rendeu.

A explosão da bomba formou um cogumelo de 18 quilômetros de altura e liberou uma nuvem radioativa que contaminou toda a espécie de ser vivo num raio de dezenas de quilômetros do impacto. No total, mais de 140 mil japoneses morreram vítimas da bomba. A maioria sobreviveu à explosão, mas faleceu em decorrência da alta concentração de radiação recebida.

A ogiva nuclear foi lançada do bombardeiro norte-americano B-29 Enola Gay. Após se dar conta da atrocidade cometida, um tripulante do avião teria dito: “Meu Deus! O que nós fizemos?!”

A frase foi de arrependimento, mas já era tarde demais...


(A imagem acima foi copiada do link Topazio 1950.)