terça-feira, 5 de maio de 2015

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NO BRASIL

Confira alguns dados vergonhosos do desperdício de alimentos no nosso país

Desperdício de comida: um crime num país como o nosso onde milhões de pessoas passam fome.

Mais da metade da produção agrícola brasileira é desperdiçada. Isso mesmo. Mais da metade!!! Cerca de 20% da lavoura é perdida ainda durante a colheita. São milhões de toneladas de alimentos que sequer deixam o campo...

Outros 8% da produção de alimentos é perdida no transporte. Isso se dá por três motivos principais: má conservação das estradas; má acomodação dos alimentos em embalagens inadequadas; e falta de refrigeração. 

Mais 15% são desperdiçados na comercialização - feiras livres e supermercados. Só para se ter uma ideia, na CEAGESP (SP), maior central de abastecimento do país, são jogadas fora, diariamente, uma média de cem toneladas de comida. Isso equivale a algo em torno de 2 milhões de reais por dia jogados no lixo! 

E dos alimentos que chegam às prateleiras, o consumidor desperdiça ainda aproximadamente 17% do que leva  para casa.

O Brasil joga fora por dia comida que daria para alimentar  mais ou menos 19 milhões de pessoas com café da manhã, almoço e janta.

Cerca de 33 bilhões de reais por ano é o nosso prejuízo com desperdício em grãos. Com esse dinheiro daria para alimentar 55 milhões de brasileiros anualmente. 

Tanta comida jogada fora. Tanta gente passando fome.

Nossas autoridades falam muito em gerar empregos, combater a fome e a miséria, aumentar a produção de alimentos... Concordo plenamente, mas também sou a favor de que Governo e sociedade tratem com mais atenção o problema do desperdício de alimentos.

Não adianta nada ter uma safra recorde e só aproveitar a metade. É como jogar pérola aos porcos...


(A imagem acima foi copiada do link Aprendiz de Psicólogos.)