segunda-feira, 6 de junho de 2022

"Eu quero um homem sem dinheiro, em vez de dinheiro sem um homem".


Temístocles (524 a. C. - 459 a. C.): general e político ateniense, foi o líder ateniense a derrotar as frotas navais persas do rei Xerxes I, na Batalha de Salamina.

(A imagem acima foi copiada do link Greece.) 

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (XXXIII)

4. A Luta pela libertação


12 Vitória final - 29 À meia-noite, Javé feriu todos os primogênitos do Egito: desde o primogênito do Faraó, que iria suceder-lhe no trono, até o primogênito do prisioneiro que estava na cadeia e até o primogênito dos animais.

30 No meio da noite, o Faraó levantou-se com todos os seus ministros e todos os egípcios. E houve um clamor intenso em todo o Egito, pois não havia casa onde não houvesse um morto.

31 De noite ainda, o Faraó chamou Moisés e Aarão, e lhes disse: "Levantem-se e saiam do meio do meu povo, vocês e os filhos de Israel. Vão servir a Javé, como pediram. 32 Levem também seus rebanhos e seu gado, como diziam. Vão embora e me abençoem".

33 Os egípcios pressionavam o povo para que saísse depressa do país, pois tinham medo que morressem todos. 34 E o povo levou sobre os ombros a farinha amassada antes que levedasse, e as amassadeiras, atadas em trouxas com seus mantos.

35 Os filhos de Israel fizeram também o que Moisés havia mandado: pediram aos egípcios objetos de prata e ouro e também roupas.

36 Javé fez com que eles ganhassem a simpatia dos egípcios, que lhes deram tudo o que estavam pedindo. E assim eles despojaram os egípcios.  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 12, versículo 29 a 36 (Ex. 12, 29 - 36).

Explicando Êxodo 12, 29 - 36.

A décima praga marca o ponto mais alto no processo de libertação: a morte dos primogênitos desestrutura o poder do Faraó (ruptura da dinastia) e abala a estrutura da família egípcia. 

Agora o Faraó é quem toma a iniciativa de chamar Moisés e Aarão, para conceder tudo o que fora reivindicado. Sobre os vv. 35-36, cf. nota em 3, 16-22. 

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 83.  

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)