quinta-feira, 27 de agosto de 2009

SARNEY E O DIABO

O texto a seguir me foi enviado por uma amiga. Trata-se de uma piada contada na Praça João Lisboa em São Luís, capital do estado do Maranhão, pelos freqüentadores do Largo fronteiro aos Correios. A história é mais ou menos assim:

Em uma de suas muitas viagens, no jatinho do laranja dono de uma faculdade maranhense, José Sarney, vestido num caríssimo pijama de seda, fazia a leitura diária de Maquiavel em um aposento privativo do avião. No mesmo voo, estavam sua assessoria e os puxa-saco.
Em dado momento eis que aparece o diabo. O coisa ruim disse que o jato iria cair e todos morreriam. Imediatamente o avião pega uma baita turbulência. Apavorados, os assessores foram até a suíte onde se encontrava o tranquilo chefe e contaram o que estava acontecendo. Zangado, o Senador saiu do cômodo e foi ter com o diabo:
- Você sabe quem sou eu?
O Diabo: - Sim, José Sarney!
Sarney: - Você sabe quem mandou prender o Zé Reinaldo usando seu prestigio junto à Justiça e à Polícia Federal para satisfazer os caprichos de uma filha mimada?
O Diabo: - Com certeza foi Vossa Excelência.
Sarney: - Você sabe quem manda no Amapá e até no desafeto Capiberibe?
O Diabo: - É o senhor.
Sarney: - Você sabe quem não deixou o atual Governador do Estado do Maranhão trabalhar e irá tirá-lo do cargo no tapetão?
O Diabo: - O senhor é fogo..., não há dúvida que foi o senhor!
Sarney: - Você sabe quem manda no Lula e em centenas de petistas?
O Diabo: - O senhor, é claro!
Sarney: - Você sabe quem mandou durante quarenta anos no Maranhão, transformando-o no Estado mais pobre e que tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano do país, construiu também um mausoléu num lugar que era do Estado só pra satisfazer seu ego?
O Diabo: - É demais! Foi Vossa Excelência!
Sarney: - Sabe quem dá as cartas na Eletronorte, BNDES, Ministério das Comunicações, Correios, Petrobrás e tem grandes influências em quase todos os Ministérios e na Câmara dos Deputados?
O Diabo: - Não tenho dúvidas que é Vossa Excelência.
Sarney: - Você sabe quem é sócio de um Banco em Miami, foi sócio do ex-Banco Santos, é sócio de uma indústria de automóveis na Índia, sócio de um grande hospital, de um shopping e de dois prédios na avenida mais movimentada de São Luís, além de possuir vários quadros famosos e livros raros em uma ilha?
O Diabo: - Isso nem eu sei dizer de quem é, mas na dúvida..., acho que é do Senador.
Sarney: - Sabe quem Ricardo Murad chama de painho e toma a benção todo dia por telefone antes de sair de casa?
O Diabo: - Francamente..., é o senhor!
Sarney: - Você sabia que agora sou Presidente do Senado só para abafar uma investigação da PF e mostrar ao Lula quem manda?
O Diabo: - És pior que eu!
Sarney: - Sabe quem possui o maior império de comunicação do Brasil para manipular pessoas em um Estado que tem um dos maiores índices de analfabetismo do país?
O Diabo: - Cruz credo! És tu.
Sarney: - Sabes quem é meu genro?
O Diabo: - Vou enfartar...
Sarney: - Se liga! Se eu morrer, com certeza, vou para o inferno. Adivinha quem vai mandar lá?
O Diabo: - Sai pra lá, coisa ruim!
Neste exato instante o diabo sumiu e o avião parou de balançar e tudo ficou como antes.

A história não é veridica. José Sarney não conversou com o diabo - eu acho - mas todo o resto é verdade. Infelizmente. Entretanto, o pior de tudo isso é que nós, cidadãos brasileiros, nem nos interessamos por política. Damos mais atenção a resultados de torneios de futebol, reality’s shows, capítulos de novela… Até a vida da filha da nossa vizinha nos interessa mais do que a política nacional!
Enquanto continuarmos com atitudes assim, políticos como o Sarney continuarão a nos sacanear. E nem adianta reclamar.

(A ilustração presente nesse texto foi retirada do link Vida Fácil.)

“A ÁGUIA POUSOU”.

Este mês, comemora-se a primeira caminhada do homem na Lua, realizada em 1969.


No dia 16 de julho de 1969 os astronautas Neil Armstrong, Edwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins partiram na ponta do foguete Saturno V, de Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, em direção àquela que seria a aventura mais ousada de todos os tempos: a exploração da Lua.

Os astronautas tripulavam a nave Apollo 11 composta pelo Módulo de Comando Columbia e pelo Módulo Lunar Eagle, e enfrentariam uma viagem de mais de 300 mil quilômetros de distância.

Após quatro dias de expedição a Missão Apollo 11 - a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA (Agência Espacial Norte Americana) - atingiu seu intento: pousou em solo lunar em 20 de julho de 1969. A alunissagem, nome dado aos pousos na Lua, foi feita pelo Módulo Lunar Eagle onde estavam a bordo Armstrong e Aldrin - Collins ficou no Módulo de Comando na órbita do satélite.

O Eagle tocou a superfície lunar num local chamado Mar da Tranquilidade, uma grande área plana, formada de lava basáltica solidificada. Neil Armstrong - comandante da missão - falou no rádio a célebre frase: "Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou". Milhões de telespectadores acompanharam ao vivo aquele dia histórico, e os russos, que lançaram o primeiro satélite e colocaram o primeiro ser humano em órbita, perdiam a Corrida Espacial.


Instantes depois, Armstrong recebeu a permissão do Centro Espacial Johnson, em Houston, para iniciar a exploração. Ele abriu a portinhola do ML Eagle e desceu pela escada. Antes de pisar em solo lunar proferiu a frase imortal: Este é um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade.

Aldrin o seguiu no passeio. Ambos permaneceram em solo lunar aproximadamente duas horas. Lá, recolheram amostras do solo, tiraram fotografias, fincaram uma bandeira dos Estados Unidos e deixaram uma placa assinada por eles, os três astronautas, e por Richard Nixon, presidente norte-americano na época.

Na placa estavam escritos os dizeres: "Aqui os homens do planeta Terra pisaram pela primeira vez na Lua. Julho de 1969. Viemos em paz, em nome de toda a humanidade".

Outras missões tripuladas do Programa Apollo pousaram na Lua: Apollo 12 (novembro de 1969); Apollo 14 (fevereiro de 1971); Apollo 15 (julho de 1971); Apollo 16 (abril de 1972); e Apollo 17 (dezembro de 1972) - último voo do programa para a Lua.

Já se passaram décadas dessa conquista. Entretanto, mais que uma disputa entre dois países (EUA e ex-URSS) a exploração da Lua serviu para impulsionar a curiosidade do ser humano em se lançar ao desconhecido e fazer novas descobertas.

Tem gente que até hoje ainda não acredita que o homem chegou à Lua, mas isso já é outra história…


(As imagens presentes nesse texto foram retiradas do link Wikipédia.)