domingo, 21 de junho de 2015

TIPOS DE AMOR

Para todos aqueles que amam...



AMOR FÍSICO/ERÓTICO/ROMÂNTICO: também chamado de Eros. Se fundamenta nas características e experiências físicas. Amantes desse tipo procuram parceiros fisicamente atraentes.

AMOR LÚDICO: palavra derivada do latim, que quer dizer brinquedo, jogo ou divertimento. Daí a expressão jogo amoroso. O amante lúdico não deve ser levado a sério - apesar de ser divertido - pois é repleto de artimanhas e flertes.

AMOR AMISTOSO: chamado de STORGE (que significa amor pelos pais) é um tipo de amor fundado na amizade e na identificação de atividades, preferências e interesses em comum com o outro amante. 

AMOR DEPENDENTE: conhecido como mania. Este tipo de amor se baseia na incerteza e na ansiedade. É possessivo, obsessivo e inseguro de si mesmo. Os amantes maníacos farão qualquer coisa - mesmo as mais estranhas - para obter a atenção do seu amado, ficando totalmente obsecados por este sentimento.

AMOR PRAGMA: derivado da palavra pragmático. É também conhecido como amor lista de compras. O amor deste tipo fundamenta-se na crença de que qualquer relacionamento tem de funcionar e, portanto, é uma questão de prática. Antes de se comprometerem os amantes pragmáticos analisam detalhadamente o passado e as características do outro.

AMOR ÁGAPE: designa o amor cristão. Um amor fraternal e altruísta; que se doa. Este tipo de amante sacrificaria seus mais profundos interesses em benefício do parceiro.

AMOR PLATÔNICO: é um amor difícil, impossível ou não correspondido. O termo platonicus foi utilizado a primeira vez no século XV pelo filósofo neoplatônico Marsilio Ficino, como um sinônimo de amor socrático.

E então, qual tipo de amor você procura?

Fonte: O Guia dos Amantes, p. 23, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)