sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Joaquim Barbosa: O CARA

Joaquim Barbosa assume presidência do STF e deixa exemplo de como a educação pode melhorar radicalmente a vida das pessoas

Cena histórica para o Brasil: primeira mulher a chegar à presidência da república, cumprimenta primeiro negro presidente do STF.


O Ministro Joaquim Benedito Gomes Barbosa assumiu nessa quinta-feira a presidência do Supremo Tribunal Federal, entrando para a história do Brasil como o primeiro afro-descendente a ocupar o mais alto cargo da mais alta corte do país.
 
De origem pobre, o Ministro Joaquim Barbosa sempre estudou em escola pública. Seus pais, um pedreiro e uma dona de casa, não frequentaram faculdade e tiveram, além dele, mais sete filhos (Joaquim é o primogênito).
 
A vida do atual presidente do STF tinha tudo para dar errado. Que outro caminho um jovem pobre, negro e sem dinheiro para investir nos estudos poderia ter a não ser o da criminalidade? Joaquim escolheu, acertadamente, outra saída. Ele escolheu ESTUDAR.
 
Depois de se mudar sozinho para Brasília, aos 16 anos de idade, arranjou emprego e terminou o segundo grau - atual ensino médio. Mas não parou por aí... O jovem da cidade mineira de Paracatu alçou voos ainda mais altos.
 
Tornou-se bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, onde, também, fez mestrado em Direito do Estado. Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores e procurador da República. Fez mestrado e doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris II e é fluente no inglês, francês, alemão e espanhol.
 
Talvez quem está lendo agora esse texto nunca tenha ouvido falar em Joaquim Barbosa. Isso tem uma explicação simples: ele não joga futebol, não atuou em nenhuma novela, não é ex-participante de reality show e nem dormiu (acho) com nenhuma atriz ou apresentadora de programa infantil.
 
Por que estou dizendo isso? Costumamos eleger como ícones populares e exemplos a serem seguidos atores, jogadores de futebol, cantores. Pura tolice. Nossa sociedade hipócrita não valoriza alguém - principalmente negro - que obtém sucesso às custas da EDUCAÇÃO e do trabalho duro.
 
Não, caros leitores, preferimos as 'estrelas' artificiais, que nos alienam fazendo gols, balançando a bunda ou nos mostrando uma falsa ideia da realidade.
 
Ministro Joaquim Barbosa, esse sim, é um 'cara' no qual devemos nos espelhar. É O CARA que devemos usar como exemplo para nossas vidas: exemplo de superação, de honestidade, de persistência, de perseverança, de competência. Exemplo de que a EDUCAÇÃO é o caminho.
 
 
(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)