terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz".


Ayrton Senna (1960 - 1994): empresário, filantropo e piloto de Fórmula 1 brasileiro. Foi tri-campeão mundial na categoria nos anos de 1988, 1990 e 1991. Este ano completam-se 30 (trinta) anos de sua fatídica morte. 

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

PCMSO - TREINANDO PARA PROVA DE CONCURSO

(CESPE / CEBRASPE - 2023 - Petrobras - Ênfase 11: Segurança do Trabalho) O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é um mecanismo fundamental que visa a garantir ações de saúde para empregados a partir da criação de ambientes seguros para todos os colaboradores.

Considerando essas informações, julgue o item a seguir, relacionados às ações de saúde para os empregados.

O PCMSO deve, obrigatoriamente, exigir a realização de exames médicos admissionais, que são aqueles realizados para que o empregado assuma suas atividades, ou seja, admitido na empresa após ter sido afastado por período superior a 30 dias por motivo de doença de natureza ocupacional ou não. 

Certo     (  )

Errado   (  )

GABARITO: ERRADO. Na verdade, é o exame de retorno ao trabalho, o qual deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas atividades, ou seja, admitido na empresa após ter sido afastado por período superior a 30 dias por motivo de doença de natureza ocupacional ou não.


Portaria SEPRT n.º 6.734, de 10 de março de 2020


NR 7.5.6 O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos: a) admissional;


NR 7.5.8 O exame clínico deve obedecer aos prazos e à seguinte periodicidade:


I - no exame admissional: ser realizado antes que o empregado assuma suas atividades;



7.5.6 O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dos exames médicos:


a) admissional;


7.5.8 O exame clínico deve obedecer aos prazos e à seguinte periodicidade:


I - no exame admissional: ser realizado antes que o empregado assuma suas atividades;


b) periódico;


7.5.8 O exame clínico deve obedecer aos prazos e à seguinte periodicidade:


II - no exame periódico: ser realizado de acordo com os seguintes intervalos:


a) para empregados expostos a riscos ocupacionais identificados e classificados no PGR e para portadores de doenças crônicas que aumentem a susceptibilidade a tais riscos:


1. a cada ano ou a intervalos menores, a critério do médico responsável;


2. de acordo com a periodicidade especificada no Anexo IV desta Norma, relativo a empregados expostos a condições hiperbáricas;


c) de retorno ao trabalho;


7.5.9 No exame de retorno ao trabalho, o exame clínico deve ser realizado antes que o empregado reassuma suas funções, quando ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não.


d) de mudança de riscos ocupacionais;


7.5.10 O exame de mudança de risco ocupacional deve, obrigatoriamente, ser realizado antes da data da mudança, adequando-se o controle médico aos novos riscos.


e) demissional


7.5.11 No exame demissional, o exame clínico deve ser realizado em até 10 (dez) dias contados do término do contrato, podendo ser dispensado caso o exame clínico ocupacional mais recente tenha sido realizado há menos de 135 (centro e trinta e cinco) dias, para as organizações graus de risco 1 e 2, e há menos de 90 (noventa) dias, para as organizações graus de risco 3 e 4.

Questão excelente!

(A imagem acima foi copiada do link) 

"É a vontade que faz o homem grande ou pequeno".


Johann Christoph Friedrich von Schiller (1759-1805): poeta, filósofo e historiador alemão. Juntamente com Goethe, Wieland e Herder, Schiller é representante do Romantismo alemão e do Classicismo de Weimar.

(A imagem acima foi copiada do link The Guardian.)