quinta-feira, 19 de julho de 2012

DICAS DE PORTUGUÊS - PRONOMES DE TRATAMENTO

Um colega meu ao ler a postagem que falava a respeito do falecimento de Dom Eugênio Sales me questionou o porquê de eu ter utilizado a expressão ‘Sua Santidade’. Como essa dúvida deve ter afligido outros leitores, aí vai a explicação:

Sua Santidade é o pronome de tratamento utilizado quando nos referimos ao Papa, maior autoridade hierárquica da Igreja Católica Apostólica Romana.

Já pronome de tratamento é a palavra utilizada quando nos dirigimos a alguma pessoa, do nosso convívio ou não, sem a chamarmos pelo nome.

Vejamos alguns exemplos:

Senhor, senhora, dona, senhorita e você são os mais conhecidos e os mais utilizados no nosso dia a dia. Devem ser escritos sempre com inicial minúscula – menos no início de frases, obviamente.

Vossa Excelência (V. Ex.ª): para chefes do Executivo (Presidente da República, Governadores e Prefeitos); ministros de Estado; embaixadores; cônsules; para integrantes do Poder Legislativo (Senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais, Presidente de Câmara de Vereadores e vereadores); para Magistrados (Juízes de Direito, do Trabalho, Federais, Militar e Eleitoral); Membros de Tribunais (de Justiça, Regionais Federais, Regionais do Trabalho, Regionais Eleitorais); Ministros de Tribunais Superiores (do Trabalho, Eleitoral, Militar, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal); para oficias generais (Almirantes-de-Esquadra, Generais-de-Exército e Tenentes-Brigadeiros; Vice-Almirantes, Generais-de-Divisão e Majores-Brigadeiros; Contra-Almirantes, Generais-de-Brigada e Brigadeiros) e Coronéis Comandantes das Forças Auxiliares dos Estados e DF (Polícias Militares e Bombeiros Militares). Vossa Excelência quando usado para se referir ao presidente da república deve ser escrito sempre por extenso, nunca abreviado.

Vossa Senhoria (V. S.ª): Vereadores; diretores de autarquias federais, estaduais e municipais; para demais patentes e graduações militares (Oficiais e Praças); e autoridades em geral, como secretários da prefeitura ou diretores de empresas.

Vossa Magnificência (V. Mag.ª): para reitores de Universidade, pró-reitores e vice-reitores.

Vossa Eminência Reverendíssima (V. Em.ª Revma): para cardeais.

Vossa Excelência Reverendíssima (V. Ex.ª Revma): para bispos em geral.

Padre (Pe.):Para padres.

Pastor (Pr.): para pastores de igrejas protestantes.

Vossa Majestade (V. M.): para reis e rainhas.
Vossa Alteza (V. A.): para duques.

Vossa Graça (V. G.): para Duques e Condes.

Mais uma coisa: quando falamos da 'autoridade' usamos o pronome demonstrativo sua.

Ex.: Sua Excelência, a prefeita da cidade atrasou o salário dos funcionários – de novo!

Quando falamos com a ‘autoridade’ utilizamos vossa. 

Ex.: Vossa Majestade permite que eu leve sua filha no cinema hoje?


(As imagens acima foram copiadas do link Oficina de Ideias 54.)