quarta-feira, 2 de novembro de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (LXII)

7. Execução das leis do santuário


35 Coleta dos materiais (I) - 4 Moisés disse para toda a comunidade dos filhos de Israel: "Eis o que Javé ordenou: 5 'Façam para Javé uma coleta. Quem tiver coração generoso, ofereça, como tributo a Javé, ouro, prata e bronze; 6 púrpura violeta, vermelha e escarlate; linho fino e pelo de cabra; 7 peles de carneiro curtidas, couro fino e madeira de acácia, 8 azeite para a lâmpada, aromas para o óleo da unção e para o incenso aromático; 9 pedras de ônix e pedras de engaste para o efod e o peitoral'.

10 Todos os que forem habilidosos venham executar o que Javé ordenou: 11 o santuário, sua tenda e cobertura, seus ganchos, tábuas, vergas, colunas e bases; 12 a arca e seus varais, a placa de ouro e o véu; 13 a mesa com seus varais, todos os seus acessórios, e os pães oferecidos a DEUS; 14 o candelabro da iluminação com seus acessórios; 15 o altar do incenso com seus varais, o óleo da unção, as essências aromáticas e a cortina da entrada para o santuário; 16 o altar dos holocaustos com sua grelha de bronze, seus varais com todos os acessórios, e a bacia com sua base; 17 as cortinas do átrio com suas colunas e bases, a cortina da porta do átrio; 18 as estacas do santuário e as estacas do átrio, com suas cordas; 19 as vestes sagradas para oficiar no santuário, isto é, as vestes sagradas para o sacerdote Aarão e as vestes dos filhos dele, para o exercício do sacerdócio".

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 35, versículo 04 a 19 (Ex. 35, 04 - 19).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)