quinta-feira, 21 de maio de 2015

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - 70 ANOS (VIII)

BATALHA AÉREA DA GRÃ-BRETANHA

O que foi, quando foi, quem participou
Batalha da Inglaterra: heroísmo britânico e derrota nazista.
A batalha aérea da Grã-Bretanha, também conhecida como Batalha da Inglaterra, aconteceu no ano de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, e colocou em lados antagônicos a RAF (Royal Air Force) - Força Aérea Real britânica - e a Força Aérea da Alemanha Nazista (Luftwaffe).  

Na batalha os alemães utilizaram o caça Supermarine Spitfire, já os britânicos dispunham do caça Hawker Hurricane. Apesar da superioridade numérica da Luftwaffe e da grande experiência dos seus aviadores, os pilotos ingleses levaram a melhor.

A RAF perdeu 1.023 aviões, todos caças. Morreram um total de 544 militares, entre britânicos, poloneses, canadenses, neozelandeses, belgas e tchecos, e mais de quarenta mil civis ingleses. A Luftwaffe teve abatidos 1.887 aviões, destes 873 eram caças. Cerca de 2.700 militares alemães perderam a vida.

A vitória britânica é considerada um ato de bravura e heroísmo dos pilotos daquela nação uma vez que, além da inferioridade numérica, muitos eram recrutas e tinham apenas duas horas de voo. Mesmo assim a RAF conseguiu sobrepujar a poderosa e experiente Luftwaffe e impediu as pretensões de Hitler de dominar a Grã-Bretanha.


(A imagem acima foi copiada do link Ricardo Orlandini.)