Foto 1
Foto 2
Instrutor ensina alunos a coletarem uma impressão digital. A coleta adequada é fundamental para a boa identificação do cliente e dificulta a ação dos falsários.
Foto 3
A coleta da impressão digital dá-se, preferencialmente, no polegar direito e deve ser feita com material apropriado. A almofada para carimbo, muito utilizada pelos leigos, é desaconselhável para coleta das digitais. Esse tipo de almofada é feita de um material muito oleoso, que impede a diferenciação dos `sulcos` e das `cristas` que compõem a digital, o que prejudica a correta análise do Caixa.
Foto 4
Importante: somente um funcionário com o CURSO DE CAIXA está autorizado a recolher impressões digitais. Esse profissional é conhecedor do passo-a-passo para uma boa coleta.
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Foto 9
domingo, 25 de março de 2012
COISAS QUE EU NUNCA DISSE A UMA ‘EX’ (PARTE II)
Confira mais dez coisas que eu sempre quis dizer para uma ex-namorada, mas nunca tive coragem de falar...
11 Se casar com um cara mais feio que eu, não é uma forma inteligente de querer vingar-se de mim.
12 Certas mentiras a gente não consegue esconder por mais de nove meses, meu bem.
13 Eu nunca fui capitão do BOPE.
14 Não te desejo nenhum mal, querida. Você já tem um companheiro que se encarrega muito bem dessa tarefa.
15 Espero que seu filho se pareça com você. Porque se for “a cara” do pai...
16 Você tem mau-hálito. E dos ‘brabos’.
17 Sabe aquelas fotos e aqueles videos? Eu ainda não apaguei...
18 Aquele acidente que seu namorado sofreu, não foi bem um acidente.
19 Se eu pedisse para gente voltar, você voltava.
20 Quando eu dizia que você ficava sexy sem estar depilada, eu mentia. Apenas não estava com paciência de esperar você ‘se raspar’.
O texto acima não tem uma destinatária específica. Mas se a ‘carapuça serviu’ em você... Para saber mais coisas que eu nunca disse a uma `ex` acesse COISAS QUE EU NUNCA DISSE A UMA ‘EX’ (PARTE I) e PARTE III.
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
11 Se casar com um cara mais feio que eu, não é uma forma inteligente de querer vingar-se de mim.
12 Certas mentiras a gente não consegue esconder por mais de nove meses, meu bem.
13 Eu nunca fui capitão do BOPE.
14 Não te desejo nenhum mal, querida. Você já tem um companheiro que se encarrega muito bem dessa tarefa.
15 Espero que seu filho se pareça com você. Porque se for “a cara” do pai...
16 Você tem mau-hálito. E dos ‘brabos’.
17 Sabe aquelas fotos e aqueles videos? Eu ainda não apaguei...
18 Aquele acidente que seu namorado sofreu, não foi bem um acidente.
19 Se eu pedisse para gente voltar, você voltava.
20 Quando eu dizia que você ficava sexy sem estar depilada, eu mentia. Apenas não estava com paciência de esperar você ‘se raspar’.
O texto acima não tem uma destinatária específica. Mas se a ‘carapuça serviu’ em você... Para saber mais coisas que eu nunca disse a uma `ex` acesse COISAS QUE EU NUNCA DISSE A UMA ‘EX’ (PARTE I) e PARTE III.
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
CURSO DE CAIXA (DIA 2 - parte II)
Foto 1
Foto 2
Foto 3
De um lado da sala, todos atentos às orientações da instrutora...
Foto 4
... do outro lado, também.
Foto 5
Exercício para relaxar e desestressar.
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Aula de DATILOSCOPIA e GRAFOSCOPIA. A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia e consiste no processo de identificação humana por meio das impressões digitais. A grafoscopia estuda a escrita, buscando encontrar traços da personalidade do autor dos caracteres. Ambas, datiloscopia e grafoscopia, são utilizadas pelos bancos como forma de reduzir os casos de fraudes, evitando-se, assim, prejuízos financeiros tanto para as instituições como para os clientes.
Foto 9
As impressões digitais de uma pessoa são únicas. Elas divergem até mesmo em gêmeos idênticos. Dessa forma, as fraudes documentais utilizando-se impressões digitais são mais fáceis de serem identificadas.
Foto 10
Já as assinaturas são mais suscetíveis de serem fraudadas, uma vez que nem mesmo o dono da assinatura consegue reproduzi-la de forma idêntica. Contudo, cada pessoa coloca traços de sua personalidade ao assinar o próprio nome. Assim, nem o melhor fraudador consegue reproduzir de maneira fidedigna a assinatura de outrem.
Foto 11
Foto 12
Foto 13
Teste para colocar em prática as orientações dos instrutores no combate a fraude documental. O `simulado` era composto por baterias de exercícios. Cada bateria continha vinte exercícios. Cada aluno tinha 60 segundos para dizer se as impressões digitais/assinaturas conferiam ou não conferiam. Posteriormente, o grau de dificuldade dos exercícios foi aumentando e passamos a dispor de apenas 30 segundos para conferir os documentos. Parece pouco tempo, mas no dia a dia do Caixa, tempo é algo que deve ser utilizado da forma mais eficaz possível. A turma foi disposta em círculo, como pode ser observado na foto abaixo.
Foto 14
Exercício prático de datiloscopia e grafoscopia. Os alunos ficaram dispostos em círculo, sempre sob o olhar acurado do instrutor.
Para lembrar:
O Caixa ao identificar uma fraude está pondo em prática sua ética e seu dever de cidadão. Com isso ele lança as bases de um relacionamento duradouro com o cliente, evitando perdas para a empresa (financeira e de imagem) e para o cliente (financeira).
Foto 2
Foto 3
De um lado da sala, todos atentos às orientações da instrutora...
Foto 4
... do outro lado, também.
Foto 5
Exercício para relaxar e desestressar.
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Aula de DATILOSCOPIA e GRAFOSCOPIA. A datiloscopia é uma das áreas da papiloscopia e consiste no processo de identificação humana por meio das impressões digitais. A grafoscopia estuda a escrita, buscando encontrar traços da personalidade do autor dos caracteres. Ambas, datiloscopia e grafoscopia, são utilizadas pelos bancos como forma de reduzir os casos de fraudes, evitando-se, assim, prejuízos financeiros tanto para as instituições como para os clientes.
Foto 9
As impressões digitais de uma pessoa são únicas. Elas divergem até mesmo em gêmeos idênticos. Dessa forma, as fraudes documentais utilizando-se impressões digitais são mais fáceis de serem identificadas.
Foto 10
Já as assinaturas são mais suscetíveis de serem fraudadas, uma vez que nem mesmo o dono da assinatura consegue reproduzi-la de forma idêntica. Contudo, cada pessoa coloca traços de sua personalidade ao assinar o próprio nome. Assim, nem o melhor fraudador consegue reproduzir de maneira fidedigna a assinatura de outrem.
Foto 11
Foto 12
Foto 13
Teste para colocar em prática as orientações dos instrutores no combate a fraude documental. O `simulado` era composto por baterias de exercícios. Cada bateria continha vinte exercícios. Cada aluno tinha 60 segundos para dizer se as impressões digitais/assinaturas conferiam ou não conferiam. Posteriormente, o grau de dificuldade dos exercícios foi aumentando e passamos a dispor de apenas 30 segundos para conferir os documentos. Parece pouco tempo, mas no dia a dia do Caixa, tempo é algo que deve ser utilizado da forma mais eficaz possível. A turma foi disposta em círculo, como pode ser observado na foto abaixo.
Foto 14
Exercício prático de datiloscopia e grafoscopia. Os alunos ficaram dispostos em círculo, sempre sob o olhar acurado do instrutor.
Para lembrar:
O Caixa ao identificar uma fraude está pondo em prática sua ética e seu dever de cidadão. Com isso ele lança as bases de um relacionamento duradouro com o cliente, evitando perdas para a empresa (financeira e de imagem) e para o cliente (financeira).
CURSO DE CAIXA (DIA 2 - parte I)
Foto 1
Nossos instrutores, sempre muito simpáticos.
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Revisando o assunto enquanto a aula não começa.
Foto 5
Foto 7
Foto 8
Foto 9
Foto 10
Foto 11
Foto 12
Prestando atenção a todo detalhe da aula. Qualquer descuido e um assunto importante passa despercebido.
Foto 13
Intervalo para o `cafézinho`.
Foto 14
Foto 15
Foto 16
Aproveitando o intervalo do `cafézinho` para tirar dúvidas...
Foto 17
Nossos instrutores, sempre muito simpáticos.
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Revisando o assunto enquanto a aula não começa.
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Foto 9
Foto 10
Foto 11
Foto 12
Prestando atenção a todo detalhe da aula. Qualquer descuido e um assunto importante passa despercebido.
Foto 13
Intervalo para o `cafézinho`.
Foto 14
Foto 15
Foto 16
Aproveitando o intervalo do `cafézinho` para tirar dúvidas...
Foto 17
Para lembrar:
A função de caixa transcende o simples comando de fazer pagamentos/recebimentos. O Caixa deve ter uma visão negocial e identificar oportunidades de bons negócios - tanto para o cliente quanto para a CAIXA - naquele curto intervalo de tempo do atendimento.
Assinar:
Postagens (Atom)