domingo, 14 de abril de 2024

I. PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS: REVER O PASSADO EM VISTA DO FUTURO (XIII)


4 DEUS não pode ser representado (I) - 9 "Apenas tenha cuidado! 

Preste muita atenção em sua vida para não se esquecer dos acontecimentos que seus olhos viram e que eles nunca se apartem de sua memória, nenhum dia da sua vida. Ensine-os a seus filhos e a seus netos. 

10 No dia em que você estava diante de Javé seu DEUS no Horeb, Javé me disse: 

"Reúna o povo junto a mim, para que eu os faça ouvir minhas palavras e aprendam a me temer enquanto viverem sobre a terra, e as ensinem a seus filhos". 

11 Vocês se aproximaram e ficaram ao pé da montanha. A montanha ardia em fogo até o céu, em meio a trevas e nuvens escuras. 

12 Então Javé falou a vocês do meio do fogo. Vocês ouviram o som das palavras, mas não viram nenhuma forma: ouvia-se apenas uma voz. 

13 Ele lhes comunicou então a sua Aliança, para que vocês a cumprissem: as Dez Palavras, que ele escreveu em duas tábua de pedra. 

14 Nessa mesma ocasião, Javé me ordenou que ensinasse a vocês estatutos e normas, que vocês deveriam cumprir na terra, para onde estão atravessando, a fim de tomarem posse".     

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Deuteronômio, capítulo 04, versículo 09 a 14 (Dt. 04, 09 - 14).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gora a gora a verdade que nos amarga".


Denis Diderot (1713 - 1784): escritor e filósofo francês. Um dos notáveis do Iluminismo, Diderot ficou famoso e foi imortalizado por ter sido, ao lado de Jean le Rond d'Alembert, cofundador, contribuidor e editor chefe da Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers (Dicionário razoado das ciências, artes e ofícios).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

I. PRIMEIRO DISCURSO DE MOISÉS: REVER O PASSADO EM VISTA DO FUTURO (XII)


4 Fidelidade a Javé para uma vida nova - 1 "Agora, Israel, ouça os estatutos e normas que eu hoje lhes ensino a praticar, a fim de que vocês vivam e entrem para possuir a terra que Javé, o DEUS de seus antepassados, vai dar a vocês. 2 Não acrescentem nada ao que eu lhes ordeno, nem retirem coisa alguma. Observem os mandamentos de Javé seu DEUS do modo como eu lhes ordeno. 

3 Vocês viram com os próprios olhos o que Javé fez em Baal-Fegor: Javé seu DEUS exterminou do seu meio todos os que seguiram o Baal de Fegor. 4 Vocês, porém, permaneceram apegados a Javé seu DEUS, e por isso hoje estão todos vivos. 5 Vejam! Estou lhes ensinando estatutos e normas, como Javé meu DEUS me ordenou, para que vocês os coloquem em prática na terra onde estão agora entrando, a fim de tomarem posse dela.

6 Portanto, coloquem tudo em prática, pois isso tornará vocês sábios e inteligentes diante dos povos. Ao ouvirem todos esses estatutos, os povos comentarão: "Que povo é tão sábio e inteligente como essa grande nação?" 7 De fato, que grande nação tem um DEUS tão próximo, como Javé nosso DEUS, todas as vezes que o invocamos? 8 Que grande nação tem estatutos e normas tão justas como toda esta lei que eu lhes proponho hoje?"

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Deuteronômio, capítulo 04, versículo 01 a 08 (Dt. 04, 01 - 08).

Explicando Deuteronômio 04, 01 - 08.

O Deuteronômio é um conjunto de estatutos e normas que visam levar a uma prática de vida conforme a Aliança com Javé, dentro da terra prometida. Trata-se de uma nova Constituição. Com ela, Israel viverá segundo a sabedoria e a justiça, isto é, segundo o projeto de Javé. Não há nenhum legalismo, pois entre Javé e seu povo existe uma relação de parceiros: Javé responde todas as vezes que é invocado. Javé é um DEUS que não fica preso a leis, mas está sempre aberto para responder às novas situações do seu povo.  

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 198

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)