terça-feira, 23 de dezembro de 2014

BLOCOS ECONÔMICOS

O que são, para que servem, como funcionam

Navio carregado de contêineres: símbolo do comércio entre os países.
Blocos econômicos são um dos reflexos do processo de globalização na economia. Trata-se de um tipo de acordo econômico firmado entre um grupo de países. Nesse acordo os Estados participantes se comprometem em reduzir ou eliminar as barreiras comerciais entre si, permitir a livre circulação dos habitantes de um país membro para o outro, ou ainda, criar uma moeda única.  

Geralmente os blocos econômicos são formados por nações vizinhas geograficamente ou que possuam similaridades comerciais ou culturais. Dependendo do grau de integração econômica, eles podem ser classificados de várias formas, a saber: união aduaneira, zona de livre comércio, mercado comum, união econômica.

Em tese um bloco econômico funciona para fomentar ou aumentar o crescimento econômico entre os Estados integrantes, tornando-os mais fortes e competitivos no cenário internacional.

O BENELUX foi o primeiro bloco econômico com as características que hoje definem este tipo de união comercial. Criado na Europa a partir de um acordo assinado em 1944, era composto por Bélgica (BE), Netherlands (Holanda) (NE) e Luxemburgo (LUX), entrando em operação em 1960.

Atualmente os principais blocos econômicos são: União EuropeiaNafta (Tratado de Livre Comércio da América do Norte), Mercosul (Mercado Comum do Sul), Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), Alca (Área de Livre Comércio das Américas), ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), Pacto Andino, SADC (Comunidade Para o Desenvolvimento da África Austral), Aliança do Pacífico MCCA (Mercado Comum Centro Americano).

Como principais vantagens de se participar de um bloco econômico, estão: diminuição ou eliminação de taxas alfandegárias ou de tarifas de importação; produtos mais baratos; mais facilidade na circulação de habitantes de um Estado membro para o outro.

Já como desvantagens: protecionismo; concorrência desleal do pequeno produtor local frente a uma multinacional estrangeira, podendo acarretar a falência do primeiro.  

Nova tendência econômica mundial, para os especialistas em Economia a nação que ficar fora de um bloco econômico viverá praticamente isolada do mundo dos negócios internacionais. Já o concursando que for para a prova sem saber o tema acima elencado estará praticamente eliminado do concurso...


(A imagem acima foi copiada do link Projeto Memória.)