quinta-feira, 20 de agosto de 2009

DUAS LUAS

Para os que gostam de astronomia ou simplesmente curtem fenômenos celestiais raros, uma oportunidade única

No dia 27 de agosto de 2009, próxima quinta, a partir da meia noite (horário de Brasília), preste bastante atenção no céu - isso se não estiver nublado ou chovendo, lógico. O planeta Marte será o segundo corpo celeste mais brilhante do firmamento, e será tão grande quanto a Lua cheia. Essa aproximação entre o planeta vermelho e o planeta azul é chamada pelos astrônomos de "oposições periélicas".

Oposição porque o Sol, a Terra e Marte estão em linha reta com a Terra no meio. Periélico significa que Marte está mais próximo do periélio, ou seja, a sua aproximação máxima ao Sol. Marte, como os demais planetas do sistema solar, tem sua órbita em forma de elipse, assim, a distância entre o Sol e ele costuma variar.

O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia - Canadá, calculou o distanciamento em que o planeta vermelho estará orbitando em relação à Terra: uma distância estimada em 55 milhões de quilômetros.
O curioso dessa história é que ela tinha sido prevista há séculos pelos Maias, povo antigo que habitava a América Central bem antes de os invasores europeus chegarem.
O último acontecimento desse tipo aconteceu há cerca de 59 mil anos e o próximo será no ano de 2287! Portanto, se você não vai viver mais 278 anos, aproveite essa oportunidade.

A foto que ilustra esse texto foi tirada do blog cerveja com sucrilhos.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei de saber, gosto muito destas descobertas e fenômenos.

Unknown disse...

Parabéns André pelo Blog e Valeu pela amizade.

Era muito bom se encontrassemos outro planeta para vivermos, mas pra falar a verdade eu queria fazer de tudo para conservar que temos, já que é tão bonito este planeta que Deus criou.