Confira o calendário dos Grandes Prêmios (GP´s) de Fórmula 1 da temporada 2011:
13/03 Bahrein;
27/03 Austrália;
10/04 Malásia;
17/04 China;
08/05 Turquia;
22/05 Espanha;
29/05 Mônaco;
12/06 Canadá;
26/06 Espanha;
10/07 Inglaterra;
24/07 Alemanha;
31/07 Hungria;
28/08 Bélgica;
11/09 Itália;
25/09 Cingapura;
09/10 Japão;
16/10 Coreia do Sul;
30/10 Índia;
13/11 Abu Dhabi; e
27/11 Brasil.
(A imagem acima foi copiada do link Images Bing.)
domingo, 13 de março de 2011
sábado, 12 de março de 2011
DICAS DE DIREITO ADMINISTRATIVO - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Para quem presta concursos públicos, uma disciplina bastante cobrada é o Direito Administrativo. Para entendê-lo, precisamos conhecer a administração pública.
A administração pública é citada na Constituição Federal, especificamente, no artigo 37. Como direito é uma matéria chata de estudar, fiz um resumão que espero ajudar o concursando nos seus estudos:
"A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. [...]" (Art. 37, caput).
Concursando que se preze, não pode fazer uma prova de Direito Administrativo sem conhecer esses princípios. Para lembrá-los, se ligue na sigla LIMPE, composta pelas iniciais de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
"A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos [...] ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração." (Art. 37, II);
"O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período." (Art. 37, III);
Durante o prazo previsto no edital de convocação, o aprovado em concurso será convocado com prioridade sobre os novos concursandos. (Art. 37, IV) Isso significa que se você foi aprovado, mas não assumiu e é lançado um novo concurso, sua convocação tem prioridade em relação aos novos aprovados;
As funções de confiança (exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo), e os cargos em comissão (preenchidos por servidores de carreira, nos casos e condições previstos em lei), destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia, e assessoramento. (Art. 37, V);
A lei reservará percentual de vagas em concursos públicos para pessoas portadoras de deficiências. (Art. 37, VIII).
Atento para o fato de que lei muda todo dia. Se quiser se aprofundar no assunto acima abordado, procure uma constituição atualizada ou acesse o link Planalto.gov.
A administração pública é citada na Constituição Federal, especificamente, no artigo 37. Como direito é uma matéria chata de estudar, fiz um resumão que espero ajudar o concursando nos seus estudos:
"A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. [...]" (Art. 37, caput).
Concursando que se preze, não pode fazer uma prova de Direito Administrativo sem conhecer esses princípios. Para lembrá-los, se ligue na sigla LIMPE, composta pelas iniciais de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
"A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos [...] ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração." (Art. 37, II);
"O prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período." (Art. 37, III);
Durante o prazo previsto no edital de convocação, o aprovado em concurso será convocado com prioridade sobre os novos concursandos. (Art. 37, IV) Isso significa que se você foi aprovado, mas não assumiu e é lançado um novo concurso, sua convocação tem prioridade em relação aos novos aprovados;
As funções de confiança (exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo), e os cargos em comissão (preenchidos por servidores de carreira, nos casos e condições previstos em lei), destinam-se apenas às atribuições de direção, chefia, e assessoramento. (Art. 37, V);
A lei reservará percentual de vagas em concursos públicos para pessoas portadoras de deficiências. (Art. 37, VIII).
Atento para o fato de que lei muda todo dia. Se quiser se aprofundar no assunto acima abordado, procure uma constituição atualizada ou acesse o link Planalto.gov.
Outra coisa, conhecer o Direito é algo que deve fazer parte da vida não apenas de concursandos, mas de todo cidadão que queira cobrar seus direitos das autoridades constituídas.
Mais uma coisa, não sou perito em Direito, logo, se surgir alguma dúvida, procure um especialista.
(A imagem acima foi copiada do link Bing Images.)
sexta-feira, 11 de março de 2011
O “PAI NOSSO”
1 Um dia, Jesus estava rezando em certo lugar. Quando terminou, um dos discípulos pediu: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou os discípulos dele.” 2 Jesus respondeu: “Quando vocês rezarem, digam:
Pai, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino.
3 Dá-nos a cada dia o pão de amanhã,
4 e perdoa-nos os nossos pecados,
pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem;
e não nos deixes cair em tentação.”
Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas, capítulo 11, versículos de 1 a 4 – Lc 11. 1 – 4
Pai Nosso... uma oração simples, fácil de ensinar e de aprender. Nele resume-se os aspectos principais que devem ser lembrados em toda ‘reza’: Deus (Pai, santificado seja o teu nome); a esperança de um mundo governado não por humanos corruptos, mas pelo próprio Criador (Venha o teu Reino); a necessidade do alimento para o corpo (Dá-nos a cada dia o pão de amanhã); o desejo de ser perdoado (e perdoa-nos os nossos pecados); a reconciliação (pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem); e a vontade de não pecar mais (e não nos deixes cair em tentação).
Pai, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino.
3 Dá-nos a cada dia o pão de amanhã,
4 e perdoa-nos os nossos pecados,
pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem;
e não nos deixes cair em tentação.”
Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Evangelho de [São] Lucas, capítulo 11, versículos de 1 a 4 – Lc 11. 1 – 4
Pai Nosso... uma oração simples, fácil de ensinar e de aprender. Nele resume-se os aspectos principais que devem ser lembrados em toda ‘reza’: Deus (Pai, santificado seja o teu nome); a esperança de um mundo governado não por humanos corruptos, mas pelo próprio Criador (Venha o teu Reino); a necessidade do alimento para o corpo (Dá-nos a cada dia o pão de amanhã); o desejo de ser perdoado (e perdoa-nos os nossos pecados); a reconciliação (pois nós também perdoamos a todos aqueles que nos devem); e a vontade de não pecar mais (e não nos deixes cair em tentação).
Na nossa vida moderna, cada vez mais corrida e atarefada, quase sempre nos esquecemos de orar quando acordamos e antes de dormir. Muitos até rezam o Pai Nosso, mas não meditam o que essas simples frases querem dizer. Pensemos nisso. Para agradar a Deus não precisamos decorar rezas difíceis ou muito extensas. Basta apenas orar - e colocar em prática - a oração que o próprio Jesus nos ensinou: Pai Nosso que estais nos céus...
(A imagem acima foi copiada do link Images Bing.)
(A imagem acima foi copiada do link Images Bing.)
Marcadores:
Bíblia Sagrada,
Deus,
Evangelho de Lucas,
frases,
Jesus Cristo,
Lc 11. 1-4,
mensagens,
oração que Jesus nos ensinou,
Pai Nosso,
religião,
我們的父親
quinta-feira, 10 de março de 2011
TEMPORADA 2011 DA F1
Conheça as escuderias, os pilotos e o que mudou esse ano na Fórmula 1
Conhecida como a principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1 começa a temporada 2011 com o Grande Prêmio (GP) do Bahrein, próximo dia 13.
Este ano a competição traz algumas mudanças no regulamento que incluem, dentre outras, as seguintes:
a. O Kers, sistema que transforma em potência extra para o motor a força produzida nas frenagens, está de volta;
b. A Federação Internacional de Automobilismo, FIA, proibiu as equipes (escuderias) de ficarem com seus engenheiros nas pistas durante as madrugadas que antecipam as corridas. Bom para eles - os engenheiros...
c. As caixas de câmbios precisam durar cinco finais de semana consecutivos - antes eram quatro;
d. As ordens das equipes para os pilotos durante as provas serão permitidas, desde que não sejam em código; e
e. O 'duto F' e os 'duplo difusores' estão banidos.
Doze equipes e vinte e quatro pilotos - sendo cinco novatos - participarão dessa temporada. Bruno Senna e Lucas di Grassi, do Brasil, não correm esse ano. As escuderias, com seus respectivos pilotos, são:
1. RED BULL RACING: Sebastian Vettel e Mark Webber;
2. MCLAREN: Lewis Hamilton e Jenson Button;
3. MERCEDES GP: Michael Schumacher e Nico Rosberg;
4. FERRARI: Fernando Alonso e Felipe Massa (Brasil);
5. LOTUS RENAULT (antiga RENAULT): Nick Heidfeld e Vitaly Petrov;
6. WILLIAMS: Rubens Barrichello (Brasil) e Pastor Maldonado (estreante);
7. TORO ROSSO: Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari;
8. FORCE INDIA: Adrian Sutil e Paul di Resta (estreante);
9. HISPANIA RACING: Narain Karthikeyan (estreante) e outro ainda não confirmado;
10. SAUBER (antiga BMW): Kamui Kobayashi e Sergio Perez (estreante);
11. MARUSSIA VIRGIN RACING (antiga VIRGIN): Timo Glock e Jérôme d´Ambrosio (estreante); e
12. LOTUS: Heikki Kovalainen e Jarno Trulli.
A temporada 2011 da F1 terminará dia 27 de novembro, com o GP do Brasil. A corrida vai ser disputada no autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo.
(A imagem acima foi copiada do link Bing Images.)
Conhecida como a principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1 começa a temporada 2011 com o Grande Prêmio (GP) do Bahrein, próximo dia 13.
Este ano a competição traz algumas mudanças no regulamento que incluem, dentre outras, as seguintes:
a. O Kers, sistema que transforma em potência extra para o motor a força produzida nas frenagens, está de volta;
b. A Federação Internacional de Automobilismo, FIA, proibiu as equipes (escuderias) de ficarem com seus engenheiros nas pistas durante as madrugadas que antecipam as corridas. Bom para eles - os engenheiros...
c. As caixas de câmbios precisam durar cinco finais de semana consecutivos - antes eram quatro;
d. As ordens das equipes para os pilotos durante as provas serão permitidas, desde que não sejam em código; e
e. O 'duto F' e os 'duplo difusores' estão banidos.
Doze equipes e vinte e quatro pilotos - sendo cinco novatos - participarão dessa temporada. Bruno Senna e Lucas di Grassi, do Brasil, não correm esse ano. As escuderias, com seus respectivos pilotos, são:
1. RED BULL RACING: Sebastian Vettel e Mark Webber;
2. MCLAREN: Lewis Hamilton e Jenson Button;
3. MERCEDES GP: Michael Schumacher e Nico Rosberg;
4. FERRARI: Fernando Alonso e Felipe Massa (Brasil);
5. LOTUS RENAULT (antiga RENAULT): Nick Heidfeld e Vitaly Petrov;
6. WILLIAMS: Rubens Barrichello (Brasil) e Pastor Maldonado (estreante);
7. TORO ROSSO: Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari;
8. FORCE INDIA: Adrian Sutil e Paul di Resta (estreante);
9. HISPANIA RACING: Narain Karthikeyan (estreante) e outro ainda não confirmado;
10. SAUBER (antiga BMW): Kamui Kobayashi e Sergio Perez (estreante);
11. MARUSSIA VIRGIN RACING (antiga VIRGIN): Timo Glock e Jérôme d´Ambrosio (estreante); e
12. LOTUS: Heikki Kovalainen e Jarno Trulli.
A temporada 2011 da F1 terminará dia 27 de novembro, com o GP do Brasil. A corrida vai ser disputada no autódromo de Interlagos, na cidade de São Paulo.
(A imagem acima foi copiada do link Bing Images.)
quarta-feira, 9 de março de 2011
ESTAMOS PERDENDO ESSA BATALHA...
A batalha contra o aquecimento global está sendo perdida. O Protocolo de Kioto, firmado em 1997 para promover a redução global das emissões de gases do efeito estufa, fracassou.
Despejamos mais gás carbônico na atmosfera do que nunca. Temos:
1. menos de 50 anos para consertar o estrago, antes de o gelo do Ártico derreter, elevar os oceanos e afogar cidade inteiras;
2. menos de 100 anos até o aumento da temperatura afetar plantações, causar doenças e matar.
É hora de tentar algo novo. Urgente. Há uma ameaça no ar.
Só para se ter uma ideia: nos últimos 150 anos já forma jogados na atmosfera cerca de 500 bilhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono). Estamos envenenando nosso planeta. Estmos colocando em risco a nossa própria existência - e a de milhões de outros seres vivos - aqui na Terra. Pense nisso.
Fonte: revista Galileu, maio de 2009, edição n. 214, pp 49-50, com adaptações.
(A imagem acima foi copiada do link Ecodebate.)
terça-feira, 8 de março de 2011
FELIZ DIA DA MULHER
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Você sabe que duas importantes mulheres brasileiras nasceram no dia de hoje?
Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita. Nasceu no dia 8 de março de 1911 e faleceu em 28 de julho de 1938. Foi companheira do cangaceiro Virgulino da Silva - o Lmapião - e primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, popularmente conhecida como Hebe Camargo. Nasceu em Taubaté/SP em 8 de março de 1929. Está completando hoje 82 anos de idade. Tda como a Rainha da TV brasileira, Hebe é apresentadora de televisão, atriz, cantora e já atuou no rádio.
Parabéns a todas as Marias Bonitas, Hebes Camargo e demais mulheres que tornam a vida do homem mais bela e prazeirosa.
Maria Gomes de Oliveira, mais conhecida como Maria Bonita. Nasceu no dia 8 de março de 1911 e faleceu em 28 de julho de 1938. Foi companheira do cangaceiro Virgulino da Silva - o Lmapião - e primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani, popularmente conhecida como Hebe Camargo. Nasceu em Taubaté/SP em 8 de março de 1929. Está completando hoje 82 anos de idade. Tda como a Rainha da TV brasileira, Hebe é apresentadora de televisão, atriz, cantora e já atuou no rádio.
Parabéns a todas as Marias Bonitas, Hebes Camargo e demais mulheres que tornam a vida do homem mais bela e prazeirosa.
segunda-feira, 7 de março de 2011
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vocês."
Bíblia Sagrada, Novo Testamento, Carta de [São] Tiago: capítulo 4, versículo 8 - Tg 4. 8
domingo, 6 de março de 2011
PARA POUCOS E ENDINHEIRADOS
Conheça o Veyron Super Sport, o carro de passeio mais rápido do mundo
O BUGATTI VEYRON SUPER SPORT é o carro de passeio mais potente e mais veloz do mundo. Faz parte de uma série limitadíssima da montadora francesa Bugatti: apenas 30 foram produzidos.
O Veyron SS, como também é chamado, é tão rápido que necessita de um aerofólio traseiro para lhe dar estabilidade. O acessório é ativado quando o cupê alcança os 180 km/h. O carro pode atingir até 431 km/h, mas todos os modelos saem de fábrica com a velocidade 'limitada' a 415 km/h. Motivo: o atrito com o solo a mais de 420 km/h desgasta rapidamente os pneus, que poderiam derreter e causar um acidente. (Imagine como ficaria o carro, e os ocupantes, numa capotagem a 420 km/h!)
O tanque do veículo tem capacidade para cem litros de combustível (gasolina), mas segundo os engenheiros, 10 minutos com o 'pé embaixo' no acelerador é suficiente para esvaziar o tanque e arruinar completamente os pneus - mas deve dar para impressionar uma garota, he, he, he.
Os únicos carros capazes de competirem com o Veyron SS em aceleração e velocidade são aqueles que disputam a Fórmula 1, mas só na largada. Numa corrida o cupê francês deixaria os veículos da F1 comendo poeira. O recorde de velocidade do bólido foi conquistado pelo piloto francês Pierre-Henri Raphanael.
O preço do Bugatti Veyron Super Sport gira em torno de dois milhões de euros (cerca de 4,8 milhões de reais). Mas para comprá-lo, além de muita grana, o camarada tem que ser rápido igual ao carro. Dos 30 modeos produzidos, 26 já haviam sido vendidos até janeiro passado.
(As imagens acima foram copiadas do link Google Images.)
O BUGATTI VEYRON SUPER SPORT é o carro de passeio mais potente e mais veloz do mundo. Faz parte de uma série limitadíssima da montadora francesa Bugatti: apenas 30 foram produzidos.
O Veyron SS, como também é chamado, é tão rápido que necessita de um aerofólio traseiro para lhe dar estabilidade. O acessório é ativado quando o cupê alcança os 180 km/h. O carro pode atingir até 431 km/h, mas todos os modelos saem de fábrica com a velocidade 'limitada' a 415 km/h. Motivo: o atrito com o solo a mais de 420 km/h desgasta rapidamente os pneus, que poderiam derreter e causar um acidente. (Imagine como ficaria o carro, e os ocupantes, numa capotagem a 420 km/h!)
O tanque do veículo tem capacidade para cem litros de combustível (gasolina), mas segundo os engenheiros, 10 minutos com o 'pé embaixo' no acelerador é suficiente para esvaziar o tanque e arruinar completamente os pneus - mas deve dar para impressionar uma garota, he, he, he.
Os únicos carros capazes de competirem com o Veyron SS em aceleração e velocidade são aqueles que disputam a Fórmula 1, mas só na largada. Numa corrida o cupê francês deixaria os veículos da F1 comendo poeira. O recorde de velocidade do bólido foi conquistado pelo piloto francês Pierre-Henri Raphanael.
O preço do Bugatti Veyron Super Sport gira em torno de dois milhões de euros (cerca de 4,8 milhões de reais). Mas para comprá-lo, além de muita grana, o camarada tem que ser rápido igual ao carro. Dos 30 modeos produzidos, 26 já haviam sido vendidos até janeiro passado.
(As imagens acima foram copiadas do link Google Images.)
sábado, 5 de março de 2011
sexta-feira, 4 de março de 2011
ÉTICA E JORNALISMO
O compromisso fundamental do jornalismo é com a ética, assim diz o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. Partindo desse pressuposto, subentende-se que o jornalista não pode se corromper ao desempenhar suas atividades.
Mas como não se corromper? Como saber o que é certo ou errado? Por quem se basear? Para responder a estas e outras perguntas recorremos à ética.
E o que é ética? Apenas um apanhado de leis ou regulamentos? Um conjunto de normas que ensina como o jornalista se ‘comportar’?
A ética vai muito além disso. Ela traspassa as barreiras dos ‘manuais de redação’ e chega na praticidade do nosso quotidiano.
Grosso modo, a ética é importante para o jornalismo porque é ela quem delimita as fronteiras do certo e do errado. Do legal e do ilegal. Do ‘favorzinho’ e da corrupção.
Contudo, como a ética é algo subjetivo, cada um pode ter a sua? Não é bem assim... A ética é uma só, e antes de ser um documentador dos fatos, o jornalista é um cidadão que deve colocar na balança suas palavras, pois essas podem causar a ‘morte social’ de alguém.
Falar da ética no jornalismo é fácil – pelo menos na teoria -, mas na prática, a coisa muda de figura. Muitas vezes a necessidade econômica ou o apelo financeiro falam mais alto. Nas redações lotadas de pautas, com diretores cobrando o pronto fechamento das matérias, a ética é a última coisa em que se pensa...
Tudo está perdido? Ou como dizia Janet Malcom, o jornalismo não é nada mais do que uma profissão promíscua e fadada ao fracasso?
Não! Como em todo lugar, no jornalismo ainda existem profissionais capacitados mas, acima de tudo, cidadãos, que ainda não se corromperam e põem a ética em prática todos os dias nessas redações afora pelo Brasil.
(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)
Mas como não se corromper? Como saber o que é certo ou errado? Por quem se basear? Para responder a estas e outras perguntas recorremos à ética.
E o que é ética? Apenas um apanhado de leis ou regulamentos? Um conjunto de normas que ensina como o jornalista se ‘comportar’?
A ética vai muito além disso. Ela traspassa as barreiras dos ‘manuais de redação’ e chega na praticidade do nosso quotidiano.
Grosso modo, a ética é importante para o jornalismo porque é ela quem delimita as fronteiras do certo e do errado. Do legal e do ilegal. Do ‘favorzinho’ e da corrupção.
Contudo, como a ética é algo subjetivo, cada um pode ter a sua? Não é bem assim... A ética é uma só, e antes de ser um documentador dos fatos, o jornalista é um cidadão que deve colocar na balança suas palavras, pois essas podem causar a ‘morte social’ de alguém.
Falar da ética no jornalismo é fácil – pelo menos na teoria -, mas na prática, a coisa muda de figura. Muitas vezes a necessidade econômica ou o apelo financeiro falam mais alto. Nas redações lotadas de pautas, com diretores cobrando o pronto fechamento das matérias, a ética é a última coisa em que se pensa...
Tudo está perdido? Ou como dizia Janet Malcom, o jornalismo não é nada mais do que uma profissão promíscua e fadada ao fracasso?
Não! Como em todo lugar, no jornalismo ainda existem profissionais capacitados mas, acima de tudo, cidadãos, que ainda não se corromperam e põem a ética em prática todos os dias nessas redações afora pelo Brasil.
(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)
Assinar:
Postagens (Atom)