terça-feira, 5 de outubro de 2010

"ESTA TERRA É NOSSA"

Conheça um pouco mais sobre o "caçula" dos estados brasileiros

O estado do Tocantins é a mais jovem unidade federativa do Brasil - tem apenas 22 anos. Foi emancipado do norte de Goiás em 5 de outubro de 1988, e já em 1º de janeiro de 1989 foi instalado oficialmente como Unidade Federativa do Tocantins.

O Tocantins pertence à Região Norte e faz limite com seis estados: Maranhão (a nordeste), Piauí (a leste), Bahia (a sudeste), Goiás (ao sul), Mato Grosso (a sudoeste) e Pará (a noroeste). Possui uma área de 277.620 km² e tem como capital a cidade planejada de Palmas, que também é a maior cidade do estado.

Possui em seu território a Ilha do Bananal - maior ilha entre rios do mundo – e uma área no extremo norte chamada de “Bico do Papagaio”. A região do Bico do Papagaio situa-se na divisa entre o estado, o Pará e o Maranhão, e até hoje é palco de intensos e sangrentos conflitos agrários.

A economia é baseada no comércio, na agricultura, na pecuária e em criações. A presença da agricultura é marcante no Tocantins, que tem como planta símbolo o girassol. O girassol, de flor amarela, emprestou sua cor para compor as cores oficiais do estado: amarelo, azul e branco.

As Armas Estaduais (brasão) trazem a inscrição CO YVY ORE RETAMA, expressão indígena que significa: Esta terra é nossa.

Parabéns, ao estado e ao povo tocantinense, por mais um ano de vida.



(As imagens acima foram copiadas do link Wikipedia. Para mais informações sobre o estado, acesse: Governo do Tocantins.)

Nenhum comentário: