domingo, 17 de maio de 2020

"Um povo que não conhece a sua História está condenado a repeti-la".

Frases de Edmund Burke. Um notável filósofo irlandês!

Edmund Burke (1729 - 1797): advogado, filósofo e político anglo-irlandês. Eleito para a "Câmara dos Comuns", Burke ficou conhecido por suas ideias economicamente liberais e politicamente conservadoras. Chegou a denunciar as injustiças cometidas pela administração inglesa na Índia e teceu críticas a respeito da Revolução Francesa, para quem esta representou um marco de ignorância e brutalidade, principalmente com a brutal execução dos chamados "homens bons", como Lavoisier e a opressão do chamado "Reino do Terror".

Pelos acontecimentos políticos atuais no nosso país, não temos como deixar de concordar com o nobre Edmund Burke...  

(A imagem acima foi copiada do link Mensagens Com Amor.)

Um comentário:

VIVIAN GAETE disse...

Como diz a frase:Aquele que não consegue lembrar o passado está condenado a repeti-lo.
Lembrar a história para não repetir o passado.Hoje é dia de olhar para trás; amanhã será dia de olhar para frente...

Com os últimos acontecimentos, se ouve de tudo um pouco, correm a toda, muitos estão em defesa do militarismo.
O Militarismo no Brasil, um período de ditadura, sem direitos políticos ou de expressão. Com a constituição, foi conquistada a democracia. Só falta aprender a usá-la. De nada adianta ser livre para escolher os representantes do executivo e do legislativo e escolher as mesmices, ou trocar o voto por um emprego, por uma cesta básica, seja lá pelo que for.
Se não aceitarmos as pequenas corrupções do dia -a -dia, como furar fila, aceitar o troco a mais, sonegar impostos, burlar leis do trânsito, fingir está dormindo no assento dos idosos para não dar lugar no transporte público, entre outros, talvez se consiga mudar o Culturalismo da Corrupção instalado no país e poder usufruir da Ordem e do Progresso ostentado na nossa bandeira.