quarta-feira, 16 de junho de 2010

A PRIMEIRA ‘ZEBRA’ DA COPA

Suíços surpreendem e derrotam atuais campeões da Europa

Por um placar magro de 1 X 0, a Suíça venceu a poderosa Espanha no último jogo da rodada inicial dessa copa. O jogo, que está sendo considerado como a primeira ‘zebra’ dessa competição, aconteceu hoje pela manhã no estádio Moses Mabhida, em Durban.

A Seleção Espanhola chegou com amplo favoritismo à essa Copa da África, afinal, o time é o atual campeão da Eurocopa. Mas os espanhóis não contavam com a retranca e os contra-ataques do time suíço.

O primeiro tempo do jogo foi parecido com os dos demais desse mundial: times jogando na retranca e se aproveitando dos vacilos dos adversários para contra-atacarem. Tanto Espanha quanto Suíça só levaram perigo de gol um ao outro no segundo tempo.

E foi no início da segunda rodada que o gol saiu. Gelson FERNANDES, camisa 16, aos sete minutos surpreende a campeã da Europa e abre o marcador. Aos 24 minutos os espanhóis mandam uma bola na trave dos suíços, que respondem com uma bola na trave da meta espanhola aos 29. E ficou só nisso.

A Seleção Espanhola estava invicta há doze jogos. E nas eliminatórias para esse mundial, venceu todas as dez partidas que disputou. Já a Suíça, que nunca ganhou da Espanha numa partida de futebol, não vencia na estreia de um torneio da FIFA desde 1954, quando sediou uma copa e venceu a Itália por 2 X 1.

Em compensação, o time suíço está há cinco jogos sem perder em Copas do Mundo - cerca de oito horas invicto. A última derrota aconteceu em 2006 (Alemanha), quando eles perderam, nos penaltys, para a Croácia ainda na primeira fase.

A Espanha, uma das favoritas para ganhar essa copa, estreou perdendo. E nunca na história dos mundiais a seleção vencedora iniciou com derrota. Isso é péssimo para os espanhóis, e excelente para o Brasil.

Nenhum comentário: