sexta-feira, 27 de novembro de 2009

POR QUE NINGUÉM DIVULGA ISSO?

Imagine um lugar onde você tivesse acesso, a qualquer hora do dia ou da noite, aos grandes nomes da pintura e da literatura universais.

Imagine um ambiente onde você conseguisse ver as pinturas de Leonardo Da Vinci; ler a obra completa de Machado de Assis; ter acesso às melhores historinhas infantis; escutar músicas em MP3 de alta qualidade, dentre outras coisas. E o melhor: TOTALMENTE DE GRAÇA.
Pois é. Um lugar assim existe, mas está perto de ser desativado por falta de visitas.
Trata-se de uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, pelo Ministério da Educação.
A biblioteca virtual está no endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Pouca gente sabe de sua existência pois nem sequer foi divulgada nos principais veículos de comunicação.

Nós, brasileiros, somos um povo que ainda carece bastante de educação e, principalmente, cultura. Uma iniciativa como essas, que dissemina e democratiza o saber, deveria ter sido melhor divulgada, tanto pelo governo, quanto pela mídia nacional.

Um povo sem cultura, que não conhece sua própria história, não se valoriza. Não tem auto-estima e é mais facilmente manipulado. Deve ser por isso que não há interesse em divulgar iniciativas que venham educar a população.

Eu estou fazendo a minha parte. Visitei a biblioteca digital e recomendando-a para quem quiser se libertar da ignorância e ser agente protagosnista de uma revolução chamada educação.


(A imagem de Mona Lisa foi copiada do link Images Google 1. A imagem de Machado de Assis foi copiada do link Images Google 2.)

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu bom amigo André!
Sua reportagem sobre o esquecimento da população brasileira sobre "A Biblioteca Virtual" é fabulosa. Concordo, e comungo com vc em sua sincera argumentação!!!
Ah, parabéns pelo seu blog. Está ótimo! Sou seguidor do seu blog com muita alegria!!! Tem muita coisa boa do seu blog que, com certeza ,ajudará a intensificar o conteúdo do meu blog também. Valeu, meu irmão! Vá em frente!!!

Srta. Gabi Rondel disse...

muito bom mesmo hein? (merece aplausos)muito obrigada, vou entrar e divulgar pra TODO mundo que eu conheço!!!


P.S.:Você é muito bom nisso!!

Maulinha disse...

Muito bom o seu blog também, mas no meu eu não pretendo colocar obras de artistas como forma de incentivo a cultura,se conseguir isso ótimo,mas apenas aquelas que fazem parte da minha vida, a intensão mesmo do meu blog: www.ascraudias.blogspot.com é fazer como que uma autobiografia, mostando as coisas importantes e pessoas que passam por minha vida,... mas mesmo assim obrigada pela visita!!!!

Anônimo disse...

Jhon Hindaelles Disse:
Muito Interessante, Devido a essa falta de incentivo a educação, o nosso país está bastante esquecido pelos politicos, pois mesmo eles não se interessam em se educar. Porque foram eleitos por suas promessas e não por suas capacidades.