sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

I. RITUAL DOS SACRIFÍCIOS (XI)


4 Pecado de um homem do povo - 27 Se foi um homem do povo da terra quem pecou sem querer, praticando alguma coisa proibida pelos mandamentos de Javé, tornando-se por isso culpado, 28 ao se dar conta da violação cometida, levará uma cabra sem defeito, como oferta pelo pecado.

29 Colocará a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará no lugar onde se imolam os holocaustos.

30 O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima e ungirá os cantos do altar dos holocaustos. Depois derramará todo o sangue na base do altar.

31 Em seguida tirará toda a gordura, como se faz pelo sacrifício de comunhão, e a queimará sobre o altar, como suave odor para Javé. O sacerdote fará, assim, o rito pelo pecado desse homem, e este ficará perdoado.

32 Se alguém oferecer uma ovelha como sacrifício pelo pecado, ela será sem defeito.

33 Colocará a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará, em sacrifício pelo pecado, no lugar onde se imolam os holocaustos.

34 O sacerdote molhará o dedo no sangue da vítima e ungirá os cantos do altar dos holocaustos. Depois derramará o sangue todo na base do altar.

35 Em seguida, tirará toda a gordura, como se faz com o cordeiro de um sacrifício de comunhão, e queimará essas partes no altar, em cima das ofertas queimadas para Javé.

O sacerdote fará, assim, o rito pelo pecado desse homem, e este ficará perdoado.    

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Levítico, capítulo 04, versículo 27 a 35 (Lv. 04, 27 - 35).

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.) 

Nenhum comentário: