quinta-feira, 19 de agosto de 2021

GÊNESIS - ORIGEM DO POVO DE DEUS (XLVIII)

HISTÓRIA DE ISAAC E JACÓ


31 Defender os direitos adquiridos (I) - 22 Três dias depois, informaram a Labão que Jacó havia fugido.

23 Labão tomou consigo seus irmãos e, perseguindo Jacó durante sete dias, alcançou-o na região montanhosa de Galaad.

24 DEUS visitou Labão, o arameu, numa visão noturna, e lhe disse: "Cuidado com o que você vai dizer a Jacó".

25 Labão alcanço Jacó, que tinha armado a tenda na região montanhosa, e armou sua tenda na região montanhosa de Galaad. 

26 Labão disse a Jacó: "O que você fez? Por que me enganou, levando embora minhas filhas como se fossem prisioneiras de guerra?

27 Por que fugiu às escondidas, sem me dizer nada? Eu teria despedido você com festas, cantos, tamborins e liras.

28 Você sequer me deixou beijar minhas filhas e netos. Você foi muito insensato.

29 Eu poderia causar-lhe dano, mas o DEUS de seu pai, na noite passada, me falou: 'Cuidado com o que você vai dizer a Jacó'.

30 E se você partiu porque sentiu saudades da casa paterna, por que roubou meus deuses?"

31 Jacó respondeu a Labão: "Fiquei com medo, pensando que você iria tirar suas filhas de mim. 32 Mas aquele com quem você encontrar seus deuses não ficará vivo. Diante de minha gente, se você descobrir algo que lhe pertence, pegue-o". 

De fato, Jacó não sabia que era Raquel quem os havia roubado. 

33 Labão foi procurar na tenda de Jacó, depois na tenda de Lia, e por fim na tenda das duas servas, e nada encontrou. Enquanto saía da tenda de Lia para entrar na de Raquel, 34 Raquel pegou os ídolos domésticos, colocou-os na sela do camelo e sentou-se em cima.

Labão revirou toda a tenda e nada encontrou. 

35 Raquel disse a seu pai: "Que meu senhor não fique bravo porque eu não me levanto em sua presença: é que me veio o incômodo das mulheres".

Labão procurou e não encontrou os ídolos.   


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Gênesis, capítulo 31, versículos 22 a 35 (Gn 31, 22 - 35).

(A imagem acima foi copiada do link A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.) 

Nenhum comentário: