sexta-feira, 2 de setembro de 2016

EPICURO

Quem foi, o que fez

Epicuro (341 a.C. - 271 a.C.) foi um filósofo grego nascido em Atenas, fundador do epicurismo, uma corrente filosófica que pregava a busca pelo prazer como bem soberano. Os prazeres, quando moderados, permitiam ao indivíduo uma tranquilidade de espírito e a ausência de sofrimento corporal. Já quando exagerados, os prazeres são fontes de perturbações constantes e impedem que se alcance a felicidade. Epicuro também foi o defensor da teoria atomista, na qual o átomo era o elemento formador de todas as coisas.


(Imagem copiada do link Oficina de Ideias 54.)

2 comentários:

Vivian disse...

Para Epicuro,a teoria atômica não havia nada além de matéria e espaço , sendo a primeira(matéria) formada por possuir forma geométrica inquebravel ,possuindo formas redondas,quadradas e raios e com quantidades finitas de formas distintas.

Vivian disse...

Daí que estes possuem duas propriedades intrínsecas de movimento,movimento para descer(a tendência natural) por causa da colisão que faz os átomos se afastarem Estes possuem um terceiro movimento que os faz descerem em trajetórias oblíquas ou curvas...