Palavra estranha para um hábito comum
Onicófago é aquela pessoa que tem o vício de roer as unhas (onicofagia). A palavra é estranha no nosso vocabulário do dia a dia, mas se você reparar bem ao seu redor, sempre vai encontrar alguém com este (mau) hábito.
Geralmente roemos as unhas por vários motivos: quando estamos nervosos, ansiosos ou preocupados. Roer as unhas pode ser perigoso porque corremos o risco de levarmos germes e bactérias presentes nas nossas mãos e debaixo das nossas unhas para dentro do nosso organismo, sem contar que é um hábito nojento e antiestético.
Se você faz concurso público ou vestibular já deve ter roído muito as unhas... Mas você deve ficar atento porque, muito provavelmente, uma questão de Português pode trazer esta palavra. O examinador não vai te pedir para dar a definição da mesma, mas pode questionar quanto à regra de acentuação gráfica.
Onicófago é uma palavra proparoxítona, cuja sílaba tônica (pronunciada com maior intensidade) é a antepenúltima. Pelas regras do nosso idioma, TODAS AS PROPAROXÍTONAS SÃO ACENTUADAS. Exemplo: matemática, próstata, túmulo, química, ônibus, física...
E quais são as regras de acentuação? Isso é assunto para outra conversa...
(A imagem acima foi copiada do link Meninas da P O.)
2 comentários:
Onicofago - sílaba forte na terceira parte - Falando sobre o termo mania impulsiva de roer as unhas. Tem bastante pessoas que não para de roer as unhas e cheguei a " ameaçar " se não parar e passaria pimentas das fortes,ahahahahhhh . Eu já fui uma grande roedora de unhas,roía até no sabugo,ahahah .Controlei e agora não vivo sem esmaltes nas minhas unhas...Quem já viu só vê as minhas coloridas.Me chamam de Fashionista....
Se pudesse postaria a foto das minhas aqui. Fica para próxima!!?
Postar um comentário