sexta-feira, 2 de abril de 2010

DIA DA MENTIRA

O 1º de abril é reconhecido mundialmente como Dia da Mentira. A data, que já faz parte do folclore de muitos países, tem várias teorias sobre sua origem.

Uma delas diz que o Dia da Mentira, ou Dia dos Bobos, surgiu como uma brincadeira na França. Antigamente - começo do século XVI - o Ano Novo era festejado com a chegada da primavera no dia 25 de Março. As comemorações duravam vários dias e terminavam no dia 1 de abril. Depois da adoção do calendário gregoriano, em 1564, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. Muitos franceses não gostaram da mudança e continuaram seguindo o calendário antigo, pelo qual o ano novo iniciava em 1 de abril. Zombadores passaram então a ridicularizá-los, pregando peças, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Aqui no Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido no estado de Minas Gerais. Lá, circulou o periódico "A Mentira", lançado em 1º de abril de 1848. O jornal teve uma vida curta, mas entre suas "publicações" teve uma que noticiou a morte do imperador Dom Pedro I, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Entre as superstições envolvendo o 1º de abril, há uma dizendo que se alguém não consegue aceitar os truques, ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento, deve sofrer com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela.

Tomara que venha uma bela moça me pregar peças.

Nenhum comentário: