domingo, 1 de dezembro de 2019

MICHAEL FARADAY

Quem foi, o que fez


Michael Faraday (1791 - 1867) foi um físico e químico britânico. Considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos, tendo sido descrito certa vez como o "melhor experimentalista na história da Ciência", este renomado cientista fez importantes contribuições para as ciências, mormente a Física e a Química. 

Suas pesquisas tratavam de fenômenos relacionados com a eletricidade, a eletroquímica e o magnetismo. Foi Faraday que descobriu, por exemplo, a indução eletromagnética, princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico. Foi ele também quem descobriu o benzeno, produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos e contribuiu com a expansão dos fundamentos da metalurgia e da metalografia.

Foi ele também o criador dos termos ânodo, catodo, eletrodo, eletrólito e íon, até hoje utilizados por cientistas do mundo todo.

Cristão praticante, participou de uma denominação não-conformista chamada Sandemanismo, da qual chegou a servir como diácono. Homem temente a DEUS, é consenso entre os biógrafos que a visão de fé de Faraday ajudou a modelar e a endossar sua visão do processo científico. Sua fé, porém, não significou uma aceitação 'cega' das Sagradas Escrituras, mas a convicção de que a natureza tem sua origem e controle num Criador.   

Ah, como seria bom para o progresso da humanidade se as pessoas de fé se empenhassem em desvendar os mistérios da natureza, e não a apontar os erros dos outros... Pense nisso, caro leitor. 


(A imagem acima foi copiada do link Wikiquote.)

3 comentários:

Anônimo disse...

Estudei sobre este cientista no colégio.

Também ouvi falar dele num estudo do grupo de oração.

Ele faz parte de uma lista denominada "cientistas cristãos".

Você deveria falar desses cientistas.

Abraço e sucesso.

;)

Vivian Gaete disse...

Anodo e Catodo..Importante na química.. Estudei bastante sobre este cientista, decorava as leis , as fórmulas para prova..,
E por vezes conseguia memorizar..

VIVIAN GAETE disse...

Falando um pouco mais sobre Michael Faraday, os estudos propostos por ele são, na maioria, relacionados à eletrólise, mas não foi somente a esta área que o cientista focou suas pesquisas. Foi bem diversificado.
Na Química, Faraday realizou estudos com substâncias orgânicas e descobriu vários compostos, entre eles, o benzeno. Ele próprio foi capaz de produzir os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4). Teve também uma importante contribuição para os métodos de refrigeração. Por meio de seus experimentos conseguiu liquefazer gases, feito nunca antes realizado. Dentre os gases liquefeitos por Faraday estão, o dióxido de carbono (CO2) e cloro (Cl2). E na Física, a Eletricidade e o Magnetismo se inter-relacionaram proposto pelo mesmo.Faraday foi quem iniciou os estudos a respeito desta íntima relação entre os dois conceitos físicos. O trabalho teve reconhecimento por intermédio de sua publicação no ano de 1821, e foi intitulado como “A Rotação Eletromagnética” (princípio responsável pelo funcionamento do motor elétrico).