terça-feira, 19 de outubro de 2010

ADIANTANDO O RELÓGIO

Aprenda um pouco mais sobre o Horário de Verão

O Horário de Verão é uma alteração do horário de determinado lugar e acontece, como o próprio nome diz, costumeiramente durante o verão. Nesse período são adiantados os relógios em uma hora, com relação ao fuso horário oficial local.

O motivo de tal procedimento acontecer no verão é porque nessa época do ano os dias são mais longos, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde. A partir do momento em que ‘nos levantamos com o Sol’, estamos aproveitando melhor os raios solares e economizando energia - principal motivo da mudança no relógio. E tem mais: a queda no consumo de eletricidade ajuda, também, o meio ambiente.

A ideia do Horário de Verão foi levantada pela primeira vez em 1784 por Benjamin Franklin, político e inventor norte-americano. Naquela época ainda não existia luz elétrica, mas Benjamin queria aproveitar melhor as horas do sol para economizar nas velas a cera, que antigamente desempenhavam o papel de lâmpadas elétricas. Mas a medida não convenceu o governo estadunidense, que recusou a iniciativa.

O primeiro país a adotar o Horário de Verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. De lá para cá dezenas de outras nações aderiram à moda e ajudam, de uma forma direta, na economia de energia e na preservação da natureza.

Nenhum comentário: