segunda-feira, 7 de junho de 2010

PODEROSAS

GLS’s param São Paulo na 14a edição da Parada do Orgulho Gay

Monumental. Essa seria a palavra mais apropriada para descrever a marcha pela Avenida Paulista durante a Parada do Orgulho Gay, que aconteceu ontem (06/06/10) em São Paulo.

Com um público de aproximadamente três milhões e meio de pessoas - segundo a organização - o evento teve seis horas de duração, contou com cerca de 20 trios elétricos e movimentou cerca de duzentos milhões de reais no comércio local.

Apesar desse mundo todo de gente, a polícia militar registrou apenas 10 ocorrências. Nada de muito grave. Apenas pequenos furtos de bolsas e celulares.

Com o tema “Apoie a democracia. Vote contra a homofobia”, os GLS’s (gays, lésbicas e simpatizantes) iniciaram os festejos com uma sonora vaia aos políticos que são declaradamente homofóbicos - pessoas com preconceito contra homossexuais.

O que começou como um simples protesto reivindicando direitos, a Parada do Orgulho Gay de São Paulo é uma das maiores do mundo e já faz parte do calendário de festividades da capital paulista. Ela é o maior evento da cidade em número de pessoas, e em faturamento, só perde para a Fórmula 1.

"Eles" são poderosas, hein?
Errata: Segundo um amigo meu entendido no assunto, o termo GLS caiu em desuso na comunidade homossexual. Agora a expressão utilizada é GLBT, que significa gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Portanto, onde você ler GLS no blog Oficina de Ideias 54, substitua por GLBT.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

Nenhum comentário: