Publicado no El País (com adaptações), jornal diário espanhol. Parece que a imprensa brasileira não quer ou tem medo de falar do assunto. Não deixemos, pois, cair no esquecimento...
Glenn Greenwald: jornalista norte-americano cujas verdades têm incomodado muita "gente graúda"... |
A conexão brasileira de Greenwald
A publicação das mensagens dos promotores do caso Lava Jato é exclusividade do The Intercept Brasil, escrita pelo norte-americano Glenn Greenwald e dois jornalistas brasileiros. Afirmam que o revelado até agora é uma parte mínima do material que chegou a eles através de uma fonte anônima. Para o mundo, Greenwald é a pessoa a quem o analista Edward Snowden entregou um dos vazamentos mais poderosos dos últimos anos: os documentos que provavam a espionagem maciça feita pela NSA (a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos).
Mas no Brasil, além de um reputado jornalista, Glenn é o marido de David Miranda, deputado do PSOL. E um inimigo dos ultraconservadores revigorados pela vitória do atual presidente da República. Mora no Rio de Janeiro desde 2005. Diante de uma reunião de assinaturas nessa semana para que seja deportado do Brasil, lembrou que investiu sua vida pessoal aqui.
Há 14 anos, está casado com David Miranda , que entrou no Congresso Federal após a renúncia de outro parlamentar gay, Jean Wyllys, que abandonou o Brasil por ameaças. Greenwald e Miranda há anos são pais adotivos de dois irmãos. O The Intercept Brasil faz parte do veículo de comunicação homônimo criado pelo fundador do eBay, o filantropo Pierre Omaydar.
(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)
Um comentário:
Esse jornalista norte-americano está incomodando muitos políticos do atual governo, e gente graúda da justiça. Já fizeram um abaixo-assinado pedindo a deportação dele. O governo atual faz apologia à ditadura... espero que não desapareçam com o Glenn, como faziam nos porões da ditadura.
Postar um comentário