terça-feira, 21 de abril de 2015

TIRADENTES - O PRIMEIRO HERÓI BRASILEIRO

Conheça um pouco da história de Tiradentes, nosso primeiro grande herói nacional


Frase de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes (1746 - 1792): comerciante, militar, ativista político e dentista - daí o apelido Tiradentes. Único brasileiro cuja morte é feriado nacional, foi um dos integrantes da Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, movimento que tinha entre seus objetivos a independência do Brasil em relação à Portugal. 

O movimento separatista não obteve êxito porque foi denunciado por um dos seus integrantes, em troca do perdão das dívidas que tinha com a Coroa Portuguesa. De todos os conjurados, o único que foi condenado à morte foi Tiradentes, que era o único pobre do grupo. Ele assumiu, sozinho, a responsabilidade pela conspiração e foi enforcado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792.

Hoje, Tiradentes é reconhecido como patrono cívico do Brasil, mártir da Inconfidência Mineira e patrono das Polícias Militares dos Estados. Mas tais homenagens só lhes foram atribuídas cerca de 100 anos após sua morte, com a proclamação da República. A data de seu falecimento só se tornou feriado nacional em 1890. Isso se justifica porque os dois imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II, eram, respectivamente, neto e bisneto de D. Maria I. Foi contra D. Maria I que Tiradentes conspirava e foi ela também que expediu a sentença de morte que o condenou ao enforcamento.

Tiradentes nos deixou o glorioso exemplo de lutar pela liberdade e de não desistir de seus ideais nem mesmo diante da morte. Mesmo traído por seus próprios companheiros ele não desanimou de seu propósito e por isso é aclamado como o primeiro herói do Brasil.

Mas será que hoje nós brasileiros lembramos do legado deste grande homem e tentamos fazer nossa parte para mudar o país? Ou será que só nos lembramos de Tiradentes porque o dia da sua morte é um feriado nacional... 

(A imagem acima foi copiada do link Náufrago da Utopia.)

4 comentários:

Alvaniza disse...

Caro amigo, infelizmente uma boa parte das pessoas não lembram quem foi Tiradentes. Semana Santa é sinônimo de coelhinho da Páscoa e Natal é dia de presentes e não do nascimento de Jesus. Tempos modernos e Pais que se julgam modernos e estão formando uma geração de alienados.

Arlan Leite disse...

Muito bom o texto, André! Recomendo o livro "A formação das almas", de José Murilo de Carvalho. Nessa obra, o autor fala da construção de Tiradentes enquanto herói nacional. Abraço.

Negreiros Neto disse...

Estamos perdendo nossa história e expondo as raízes ao vento, não tarda uma leve brisa nos arrastar ao abismo.

Vivian Gaete disse...

Atualmente, é mais lembrando simplesmente como a morte, que morreu enforcado por nós,simples feriado(a qual 2020 está sendo estranho pra todos nós)e assim vai... Infelizmente ,Brasileiro tem memória curta...Assim é a realidade...

Mas ,vamos relatar um pouco sobre ele?

Quem foi Tiradentes?

“Tiradentes” era o apelido atribuído a Joaquim José da Silva Xavier, o qual ficou famoso por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira e ter sido o único, entre os inconfidentes, a receber a pena capital, isto é, a pena de morte, pela forca e desempenhou várias profissões.

A Inconfidência

A conspiração dos inconfidentes começou a ser preparada em 1788 para que as ações passassem a ser realizada no ano seguinte.Tiradentes chegou a tramar a morte de Visconde de Barbacena, e só não foi concretizado porque Barbacena, por meio da confissão de um dos inconfidentes, José Silvério dos Reis, desmantelou a trama e prendeu todos os envolvidos.

Prisão, morte e heroificação

Presos, muitos dos inconfidentes, temendo severas punições, não confessaram seus crimes. O único a este feito foi Tiradentes, isso mesmo, recebeu a pena mais dura, em um processo transcorrido na cidade do Rio de Janeiro, só teve fim em 21 de abril de 1792. Tiradentes foi “enforcado, decapitado e esquartejado. Para que os súditos da Coroa nunca se esquecessem da lição, a cabeça de Tiradentes foi encravada num estaca e exposta em praça pública em Vila Rica, e seus membros, espalhados pela estrada que levava ao Rio de Janeiro...