21 Primeiras vitórias (II) - 31 Israel se estabeleceu, então, na terra dos amorreus.
32 Moisés enviou exploradores até Jazer, e Israel se apoderou dela e dos povoados do seu território, expulsando os amorreus que aí dominavam.
33 Depois mudaram de direção e subiram pelo caminho de Basã. Então Og, rei de Basã, com todo o seu povo, saiu contra eles e os atacou em Edrai.
34 Javé disse a Moisés:
"Não tenha medo dele, porque eu vou entregá-lo em seu poder, com todo o povo e a terra dele. Trate-o como a Seon, rei dos amorreus, que habitava em Hesebon".
35 Os filhos de Israel o derrotaram, e também os filhos e todo o povo dele, sem deixar ninguém com vida.
E tomaram posse do território dele.
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro dos Números, capítulo 21, versículo 31 a 35 (Nm. 21, 31 - 35).
Explicando Números 21, 21 - 35.
Quando procura conquistar espaços alternativos para formar uma nova sociedade segundo o projeto do DEUS libertador, o povo se coloca inevitavelmente diante de grupos que não o apoiam, e até procuram impedir a conquista desses espaços. O povo não deve temer, porque Javé está do seu lado.
A presença de um canto amorreu na Bíblia (vv. 27-30) mostra que havia grupos descontentes com a política opressora do rei. Tais grupos se unem a Israel para lutar contra o sistema opressor.
Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 175.
Nenhum comentário:
Postar um comentário