quarta-feira, 6 de julho de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (II)

1. Um povo em aliança com DEUS


19 Preparação para a aliança - 9 Javé disse a Moisés: "Vou me aproximar de você numa nuvem espessa, para que o povo possa ouvir o que eu falo com você e acredite sempre em você". E Moisés transmitiu a Javé tudo o que o povo tinha dito.´

10 Javé disse a Moisés: "Volte para o povo e purifique-o hoje e amanhã: que lavem suas roupas, 11 e estejam preparados para depois de amanhã, porque Javé descerá depois de amanhã sobre a montanha do Sinai à vista de todo o povo.

12 Você deverá traçar um limite ao redor da montanha e dizer ao povo que não suba à montanha, nem se aproxime da encosta; quem tocar na montanha deverá ser morto. 13 E nesse tal ninguém deverá tocar: ele será apedrejado ou flechado; tanto homem como animal, não ficará vivo. Só quando a trombeta soar, eles poderão subir à montanha". 

14 Moisés desceu da montanha até o lugar onde estava o povo; e fez com que se purificasse e lavassem suas roupas. 15 Depois disse ao povo: "Fiquem preparados para depois de amanhã, e não tenham relações com suas mulheres". 

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 19, versículo 09 a 15 (Ex. 19, 09 - 15).  

Explicando Êxodo 19, 09 - 15.

O momento da aliança será solene, e o povo deve preparar-se durante três dias, a fim de receber de DEUS a orientação para a vida.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 91.  

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.) 

Nenhum comentário: