10 As exigências da Aliança - 12 "E agora, Israel, o que é que Javé seu DEUS lhe pede? Somente isto: que você tema a Javé seu DEUS. Que ande em seus caminhos e o ame. Que sirva Javé seu DEUS com todo o seu coração e com toda a sua alma.
13 E que observe os mandamentos de Javé e os estatutos que eu hoje lhe ordeno, para o seu bem.
14 Veja! É a Javé seu DEUS que pertencem o céu e o céu do céu, a terra e tudo o que nela existe.
15 Apesar disso, foi somente com os antepassados de vocês que Javé se ligou para amá-los. E depois deles, escolheu dentre todos os povos a descendência deles, que são vocês, como hoje se vê.
16 Circuncidem portanto o coração, e nunca mais tenham cabeça dura, 17 porque Javé seu DEUS é o DEUS dos deuses e o Senhor dos senhores, o DEUS grande, valente e terrível, que não faz diferença entre as pessoas e não aceira suborno.
18 Ele faz justiça ao órfão e à viúva e ama o imigrante, dando-lhe pão e roupa. 19 Portanto, amem o imigrante, porque vocês foram imigrantes no Egito.
20 Tema e sirva a Javé seu DEUS, apegue-se a ele e jure pelo seu nome.
21 É a ele que você deve louvar, porque ele é o seu DEUS. Ele fez em favor de você essas coisas grandes e terríveis, que você viu com os próprios olhos.
22 Os seus antepassados, quando desceram para o Egito, eram apenas setenta pessoas. Agora, porém, Javé seu DEUS tornou você numeroso como as estrelas do céu".
Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Deuteronômio, capítulo 10, versículo 12 a 22 (Dt. 10, 12 - 22).
(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário