Quando eu era Fuzileiro Naval, da Marinha do Brasil, aprendi que quando você está com um problema que foge à sua competência - ou seja, outra pessoa é o responsável por ele -, você tem que procurar a 'quem de direito' para resolver a bronca. Simples assim. Pois bem, mas na prática isso nem sempre acontece.
- Os alunos do Setor II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, reclamaram 'a quem de direito' que a cantina daquele setor estava com um sério problema: as enormes filas na hora do lanche. Em algumas ocasiões, os discentes tinham que esperar meia hora! O que 'quem de direito' fez? Mandou fechar a cantina... Resolveu o problema da fila, mas criou outro ainda maior.
- A população da Zona Norte da cidade reclamou junto 'a quem de direito' que os postos de saúde daquela região estavam sem condições de funcionamento: o atendimento era precário, faltavam médicos, não tinha material de primeiros socorros, as filas para consultas eram imensas. O chefe do executivo municipal acabou com os problemas dos postos de saúde da ZN. Mandou fechar os mesmos...
Recentemente, na rua onde moro, no bairro do Alecrim, um cano de água estourou e o vazamento já dura uma semana. Estou com medo de reclamar 'a quem de direito' para acabar com o vazamento. Vai que para resolver o problema, mandam cortar a água do bairro inteiro?
É assim que se resolvem 'as coisas' por aqui. Soluciona-se um problema criando-se uma dúzia de novos...