quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ALPRAZOLAM

O que é, para que serve

Medicamento: só com receita médica.
Alprazolam é um remédio (fármaco) indicado para tratamento de distúrbios da ansiedade e em crises de agorafobia. É uma droga psicotrópica, ou seja, que atua principalmente no sistema nervoso central, onde altera a percepção cerebral, mudando temporariamente o comportamento, a consciência, o humor, a percepção.

O Alprazolam é vendido sob estrita prescrição médica (tarja preta). Trata-se de uma benzodiazepina, fármaco psicotrópico que atua reduzindo a ansiedade, seja ela moderada ou associada à depressão. Ele também possui propriedades anticonvulsionantes, hipnóticas, de relaxamento muscular e sedativas.

Os nomes comerciais mais comuns para o Alprazolam são: Apraz e Frontal (Brasil) e Xanax (EUA e Portugal).


Reações adversas: alterações do apetite, gastro-intestinais, da memória e visuais; confusão; descoordenação motora; depressão; diarreia; disfagia; gagueira; irregularidades cardiovasculares; perda da libido; sonolência; vertigem; vômitos.


Contra indicações e precauções: causa inibição sexual; deve ser administrado com cautela em doentes com miastenia; o contato com a pele deve ser evitado; doses devem ser ministradas de forma reduzida em idosos; não deve ser ministrado em acometidos de porfiria; não deve ser inalado; deve ser ministrado com extrema cautela em doentes com apneia do sono ou insuficiência respiratória.


E por último, vale salientar que: todo medicamento só deve ser tomado com receita médica; e deve ser evitado o uso concomitante com o álcool. 





(A imagem acima foi copiada do link Google Images. Fonte: Wikipédia, com adaptações.)

CONCURSO PARA JORNALISTA

Algumas dicas para quem pretende fazer concurso na área de Comunicação Social


Ora, uma colega me perguntou certa vez por que eu, que sou formado em jornalismo, nunca dei dicas para concursos nesta área... É verdade.

Respondendo ao questionamento dessa colega, e para aqueles que pretendem fazer concurso na área da Comunicação Social, aí vão alguns temas comuns de caírem nos certames:

1. Teorias da comunicação e do Jornalismo: principais escolas e pensadores. 

2. Jornalismo: conceito e princípios éticos. 

3. Linha editorial e orientação ideológica: a pauta como seleção e hierarquização da informação jornalística. 

4. Rotinas produtivas: técnicas de apuração e estruturação do texto jornalístico. 

5. Gêneros e formatos jornalísticos. 

6. Linguagem jornalística. 

7. Técnicas de fotojornalismo. 

8. Planejamento gráfico. 

9. Produção e emissão em Radiojornalismo e telejornalismo. 

10. Jornalismo digital: conceitos, teorias e técnicas de internet e mídias digitais e redes sociais. 

11. Jornalismo e divulgação Científica e jornalismo cultural. 

12. Assessoria de comunicação: atribuições, estrutura e funcionamento em organizações públicas. 

13. Comunicação organizacional: conceitos, técnicas e segmentação de públicos.

14. Código de Ética dos Jornalistas.


(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)

CAIXA ANUNCIA LUCRO - E QUE LUCRO!!!

Lucro do banco público mais que dobra no terceiro trimestre 

A Caixa Econômica Federal (CEF), banco estatal, anunciou nesta quarta-feira que seu lucro líquido de julho a setembro somou 4,8 bilhões de reais. O montante foi 122 por cento superior ao resultado registrado no mesmo período do ano passado.

E como o banco conseguiu tal proeza, uma vez que a carteira de crédito encolheu nos últimos 12 meses?

Ora, sobrou para os clientes e para os funcionários... 

Como assim? 

Houve um crescimento das receitas com tarifas bancárias, em contraposição à diminuição na qualidade do atendimento - pior para os clientes...

Por outro lado, houve uma queda nas despesas com pessoal (redução de horas extras, descomissionamentos, acúmulo de funções) - pior para os funcionários... 

Infelizmente, tais práticas não são exclusividade da CEF. Os demais bancos realizam procedimentos semelhantes. E como nós, clientes e funcionários podemos nos livrar disso?

Difícil... O melhor a se fazer é procurar os órgãos de proteção ao consumidor, sindicatos e, não sendo resolvida a demanda, acionar o Poder Judiciário.

Fica a dica: não tenha medo, caro leitor, de processar um banco. Como visto acima, eles têm dinheiro, e de sobra. Muitas vezes, tirado da gente...



(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)