domingo, 13 de setembro de 2009

DESSA VEZ VAI?


Rio de Janeiro pode ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016

No próximo dia 02 de outubro, em Copenhague (Dinamarca), será feita a escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A votação, realizada entre os delegados do Comitê Olímpico Internacional (COI), possui quatro cidades na disputa: Rio de Janeiro (Brasil), Tóquio (Japão), Chicago (Estados Unidos) e Madri (Espanha).
Das concorrentes, a que se saiu melhor no relatório divulgado pelos delegados do COI no dia 02 deste mês foi a cidade do Rio. O relatório destacou três pontos positivos a favor da candidatura carioca: o legado dos jogos Pan Americanos para a cidade, o apoio da população, e a integração dos governos Federal, Estadual e Municipal no projeto olímpico. Outro aspecto ressaltado no relatório foi a intenção do Rio de usar o evento como ferramenta de transformação e inclusão social.
A cidade de Tóquio perdeu pontos pela falta de apoio popular aos jogos; Chicago teve como aspectos negativos o orçamento muito elevado e problemas com o trânsito; já o que está atrapalhando a candidatura de Madri é a falta de clareza da legislação espanhola sobre a lei antidoping.
Em 2004, o Rio de Janeiro também foi candidata a sede dos jogos olímpicos, mas perdeu para Atenas (Grécia). Se for escolhida, a despesa com o evento ficará em torno de R$ 5,3 bilhões. Vale a pena? O tempo dirá.
Entretanto, um evento dessa magnitude em nosso país vai alavancar a prática de novas modalidades esportivas, descobrindo novos talentos e ajudando como ferramenta de transformação social. E isso, caros leitores, não tem preço.

(A imagem que ilustra esse texto foi copiada do link Google Imagens.)