sexta-feira, 27 de novembro de 2009

POR QUE NINGUÉM DIVULGA ISSO?

Imagine um lugar onde você tivesse acesso, a qualquer hora do dia ou da noite, aos grandes nomes da pintura e da literatura universais.

Imagine um ambiente onde você conseguisse ver as pinturas de Leonardo Da Vinci; ler a obra completa de Machado de Assis; ter acesso às melhores historinhas infantis; escutar músicas em MP3 de alta qualidade, dentre outras coisas. E o melhor: TOTALMENTE DE GRAÇA.
Pois é. Um lugar assim existe, mas está perto de ser desativado por falta de visitas.
Trata-se de uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, pelo Ministério da Educação.
A biblioteca virtual está no endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Pouca gente sabe de sua existência pois nem sequer foi divulgada nos principais veículos de comunicação.

Nós, brasileiros, somos um povo que ainda carece bastante de educação e, principalmente, cultura. Uma iniciativa como essas, que dissemina e democratiza o saber, deveria ter sido melhor divulgada, tanto pelo governo, quanto pela mídia nacional.

Um povo sem cultura, que não conhece sua própria história, não se valoriza. Não tem auto-estima e é mais facilmente manipulado. Deve ser por isso que não há interesse em divulgar iniciativas que venham educar a população.

Eu estou fazendo a minha parte. Visitei a biblioteca digital e recomendando-a para quem quiser se libertar da ignorância e ser agente protagosnista de uma revolução chamada educação.


(A imagem de Mona Lisa foi copiada do link Images Google 1. A imagem de Machado de Assis foi copiada do link Images Google 2.)

“Somente quem chega ao topo dá valor às pedras do caminho.”

(Autor desconhecido)

(A imagem que ilustra essa postagem foi copiada do link Images Google.)