domingo, 27 de dezembro de 2009

RESPEITO PARA COM OS PAIS



3 1 Escutem-me, filhos, porque eu sou o pai de vocês. Façam o que lhes digo, e serão salvos. 2 O Senhor quer que o pai seja honrado pelos filhos, e confirma a autoridade da mãe sobre os filhos. 

3 Quem honra o próprio pai alcança o perdão dos pecados, 4 e quem respeita sua mãe é como quem ajunta um tesouro

5 Quem honra seu pai será respeitado pelos seus próprios filhos, e quando rezar será atendido. 

6 Quem honra seu pai terá vida longa, e quem obedece ao Senhor dará alegria à sua mãe. 

7 Quem teme ao Senhor, honra seus pais, e serve a eles como se fossem seus patrões. 8 Honre a seu pai em atos e palavras, para que a bênção dele venha sobre você. 

9 A bênção do pai consolida a casa dos filhos, mas a maldição da mãe arranca os alicerces. 

10 Não se vanglorie com a desonra de seu pai, porque você não conseguirá honra nenhuma com a desonra de seu pai. 11 Pois a glória do homem está na honra do seu pai, e a desonra da mãe é vergonha para os filhos. 

12 Meu filho, cuide de seu pai na velhice, e não o abandone enquanto ele viver. 13 Mesmo que ele fique caduco, seja compreensivo e não o despreze,  enquanto você estiver em pleno vigor, 14 pois a caridade feita ao pai não será esquecida, e valerá como reparação pelos pecados que você tiver cometido. 15 No dia do perigo, o Senhor se lembrará de você e seus pecados se derreterão como geada ao Sol. 

16 Quem despreza seu pai é um blasfemador, e quem irrita sua mãe será amaldiçoado pelo Senhor. 


Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Eclesiástico, capítulo 3, versículos 1 a 16 (Eclo. 3, 1 - 16). 


Para refletir...

Belíssimo texto que mostra como deve ser o comportamento dos filhos em relação aos pais. Infelizmente, na prática, não é assim que acontece. Um filho que desrespeita o pai ou entristece a mãe não sabe a dor, o sofrimento e o vazio que é perder um pai ou uma mãe... 



(A foto que ilustra esse texto foi retirado do link Canção Nova.)