quarta-feira, 22 de junho de 2022

"A impaciência é um grande obstáculo para o bom êxito".



Napoleão Bonaparte (1769 - 1821): político e militar francês. Líder e estrategista brilhante, participou dos últimos estágios da Revolução Francesa e mais tarde foi proclamado imperador (Napoleão I) daquele país. Com sua derrota, na Batalha de Waterloo (1815) iniciava-se o chamado "Conserto da Europa" e chegava ao fim a "Era Napoleônica".

(A imagem acima foi copiada do link Politize!)

EXPLICANDO ÊXODO 16, 01 - 35.



Desta vez, a murmuração (cf. 15,24) é contra o próprio Javé, pois o povo prefere o lugar da escravidão e da morte ao projeto de Javé, que é a libertação voltada para a vida.

Diante das dificuldades, a grande tentação é trair o projeto de libertação, vendendo "a preço de banana" a liberdade já conquistada.

Note-se que a colheita do maná deve obedecer a uma distribuição igualitária: todos têm o mesmo direito aos bens, de tal modo que não faltem e não sobrem para ninguém

Em vista disso, é proibido acumular qualquer excedente, que produziria o senso de posse e desigualdade.

O sábado marca a passagem de uma vida escrava para uma vida livre: todos têm direito ao descanso, e o dia de Javé é o dia em que o homem se refaz dentro do projeto da liberdade e da vida.

Na véspera do sábado, todos podem recolher quantidade dupla de maná, pois o povo tem direito de comer também no dia do descanso

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 87

(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)