terça-feira, 13 de abril de 2010

"A LOIRA DESPOSADA DO SOL"

Capital cearense faz aniversário hoje

Fortaleza está comemorando hoje 284 anos. Capital do estado do Ceará - único estado brasileiro localizado completamente dentro do polígono das secas - Fortaleza tem esse nome como uma alusão ao Forte Schoonenborch.

Esse forte foi construído pelos holandeses quando eles dominaram aquela região entre os anos de 1637 e 1654. Em 1654, com a saída dos holandeses, o forte foi rebatizado de Forte de Nossa Senhora de Assunção. Em 1726 o povoado localizado no entorno do forte foi elevado à categoria de vila. E em 1799 a Capitania do Ceará foi desmembrada da Capitania de Pernambuco e Fortaleza escolhida capital.

Limitando-se com os municípios de Caucaia, Maracanaú, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz, a cidade de Fortaleza desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú. É banhada pelo Oceano Atlântico e possui 34 km de belas e deslumbrantes praias.

O lema da cidade (que também está presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem". Lema bem apropriado para descrever o fortalezense: um povo forte, batalhador e bem-humorado que, como todo cearense que se preza, encara os problemas da vida sempre com um sorriso nos lábios.

Batizada pelos versos do poeta Paula Ney de Loira desposada do Sol, Fortaleza tem um clima ameno e um sol convidativo que a tornou um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.

A cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz, do humorista Tom Cavalcante e do ex-presidente Castello Branco. É sede, ainda, do Banco do Nordeste, da Companhia Ferroviária do Nordeste e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Quem acha que o título de Cidade Maravilhosa pertence a outra município, deve visitar Fortaleza. Aqui não tem Comando Vermelho, não tem PCC, nem traficantes impondo toque de recolher.

Quem chega aqui se encanta com a culinária, com as praias, com o artesanato e com a hospitalidade do fortalezense. Vale a pena conferir.

Então não perca tempo, macho! Se avexe logo e conheça essa maravilha de cidade.


(A imagem que ilustra esse texto foi copiada do link Wikipedia.)