quinta-feira, 18 de outubro de 2018

RICHARD OWEN

Quem foi, o que fez


Richard Owen (1804 - 1892) foi um anatomista, biólogo, naturalista e paleontólogo britânico. Seus estudos contribuíram sobremaneira para o desenvolvimento da Ciência, tanto é que, depois de Charles Darwin, ele é tido como o mais notório naturalista da chamada Era Vitoriana.  

Owen foi o primeiro a sugerir a ideia de dar o nome dinossauro (lagarto terrível) para se referir aos animais de ossos gigantescos que ele encontrara em escavações no sul da Inglaterra. Para a comunidade científica os dinossauros "nasceram" oficialmente nesta época (1842).

Seus estudos nos deixaram valiosíssimo legado sobre animais vertebrados e invertebrados. Sempre curioso, foi um dos pioneiros no estudo de animais extintos e na Paleontologia. Entre seus escritos, estão pesquisas sobre anfíbios, aves, mamíferos, peixes e répteis.

Richard Owen ao lado do esqueleto de um Dinornis robustus. 

Foi pioneiro também ao fazer a primeira descrição geral do enorme grupo de répteis terrestres do mesozóico, ao qual deu o nome de dinosauria (bastante comum hoje em dia). Seu pioneirismo também se deu ao reconhecer que os primeiros répteis do mesozóico possuíam semelhanças com mamíferos e anfíbios.

Owen ajudou, ainda, a criar as primeiras esculturas de dinossauros que se tem notícia. Tais esculturas eram em tamanho real e traziam uma verossimilhança de como esses bichos poderiam ter sido.

Viveu 88 anos, grande parte deles dedicados à Ciência.


(As imagens acima foram copiadas do link Images Google.)