quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CELEBRAÇÃO DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Igreja Católica celebra hoje a QUARTA-FEIRA DE CINZAS, que dá início à QUARESMA 

A Igreja Católica no mundo inteiro comemora hoje a Quarta-Feira de Cinzas, celebração que dá início ao Tempo Quaresmal - ou simplesmente QUARESMA. A Quaresma é o período de preparação para a festa da Páscoa, que por sua vez relembra para os cristãos a ressurreição de Jesus Cristo.
 
A Quarta-Feira de Cinzas no Brasil marca também o início da Campanha da Fraternidade - mas isso é assunto para outra conversa. É um dia de jejum e abstinência quando somos convidados a refletirmos sobre nossas atitudes perante DEUS e perante os outros.
 
Nas missas da Quarta-Feira de Cinzas os fieis são abençoados na fronte com um pouco de cinzas em formato de cruz, colocadas pelo(s) presidente(s) da celebração. Essas cinzas são feitas dos ramos das árvores ou arbustos, bentos na santa missa do Domingo de Ramos do ano anterior.
 
Segundo Lusmar Paz:
 
"As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que entrega a própria vida pela vida do outro".
 
Portanto, caros leitores, aproveitemos esta Quarta-Feira de Cinzas para começarmos uma mudança de atitude em nossas vidas, seja no lado material, seja no lado espiritual. Uma santa e abençoada QUARESMA para todos.
 

(A imagem acima foi copiada do link Arquidiocese de Belo Horizonte. Leia mais no Site do Lusmar.)