terça-feira, 21 de abril de 2015

"É sempre bom aprender com os próprios erros, pois assim parece que valeram à pena".

Adams Media



(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)

TIRADENTES - O PRIMEIRO HERÓI BRASILEIRO

Conheça um pouco da história de Tiradentes, nosso primeiro grande herói nacional


Frase de Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes (1746 - 1792): comerciante, militar, ativista político e dentista - daí o apelido Tiradentes. Único brasileiro cuja morte é feriado nacional, foi um dos integrantes da Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira, movimento que tinha entre seus objetivos a independência do Brasil em relação à Portugal. 

O movimento separatista não obteve êxito porque foi denunciado por um dos seus integrantes, em troca do perdão das dívidas que tinha com a Coroa Portuguesa. De todos os conjurados, o único que foi condenado à morte foi Tiradentes, que era o único pobre do grupo. Ele assumiu, sozinho, a responsabilidade pela conspiração e foi enforcado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792.

Hoje, Tiradentes é reconhecido como patrono cívico do Brasil, mártir da Inconfidência Mineira e patrono das Polícias Militares dos Estados. Mas tais homenagens só lhes foram atribuídas cerca de 100 anos após sua morte, com a proclamação da República. A data de seu falecimento só se tornou feriado nacional em 1890. Isso se justifica porque os dois imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II, eram, respectivamente, neto e bisneto de D. Maria I. Foi contra D. Maria I que Tiradentes conspirava e foi ela também que expediu a sentença de morte que o condenou ao enforcamento.

Tiradentes nos deixou o glorioso exemplo de lutar pela liberdade e de não desistir de seus ideais nem mesmo diante da morte. Mesmo traído por seus próprios companheiros ele não desanimou de seu propósito e por isso é aclamado como o primeiro herói do Brasil.

Mas será que hoje nós brasileiros lembramos do legado deste grande homem e tentamos fazer nossa parte para mudar o país? Ou será que só nos lembramos de Tiradentes porque o dia da sua morte é um feriado nacional... 

(A imagem acima foi copiada do link Náufrago da Utopia.)