terça-feira, 6 de julho de 2010

A VOLTA DO CARROSSEL HOLANDÊS?

Seleção Holandesa repete atuação dos Mundiais de ‘74 e ‘78 e chega à final da Copa da África

Na década de 1970, sob o comando do técnico Rinus Michels, a Seleção Holandesa de Futebol apresentou ao mundo uma nova forma de jogar. Os jogadores não tinham posições definidas - apenas o goleiro, lógico! Ficavam trocando passes, passando a bola de pé em pé, até chegarem ao gol.

Esse esquema maluco, conhecido como “Carrossel Holandês” deu certo. A Laranja Mecânica chegou a duas finais consecutivas - 1974 e 1978 -, mas perdeu para Alemanha e Argentina, respectivas anfitriãs.

Na Copa da África a Holanda não está com o mesmo esquema tático do passado. Em compensação, o time vem fazendo uma excelente campanha: não perdeu uma única partida das eliminatórias; está há mais de dois anos sem perder jogos; foi o primeiro a se classificar para o mundial; e na competição, foi o primeiro a passar para as oitavas e já está classificado para a grande final, dia 11 de julho.Na África do Sul os holandeses também apostam em outras armas pouco usadas pelos adversários. O chute de fora da área é uma delas. Neste torneio os holandeses já fizeram quatro gols assim. O último foi marcado pelo camisa 10 do time, SNEIJDER, na vitória sobre o Uruguai. SNEIJDER agora é um dos artilheiros da copa com cinco gols. Aquele gol contra, feito pelo Brasil nas quartas de final, foi adicionado ao atacante pela FIFA.

Outra arma da equipe são os gols de cabeça: um eliminou a Seleção Brasileira (SNEIJDER) do mundial, e outro, os uruguaios (Arjen ROBBEN).

Se depender da excelente fase atual, os holandeses tem, sim, chances reais de chegarem à conquista do primeiro título. Mas se depender do retrospecto histórico, o time leva a pior. Todas as vezes que chegou à final de uma copa a “Laranja” amarelou.


(A imagem acima foi copiada do link Globoesporte. A legenda foi colocada posteriormente.)

HERÓIS ATÉ O FIM

Uruguai perde para Holanda e dá adeus ao sonho do tricampeonato

Gols:
Paraguai: FORLÁN (10), aos 41 do primeiro tempo, e M. PEREIRA (16) aos 45 do segundo;
Holanda: VAN BRONCKHORST (05), capitão do time, aos 18 do primeiro; SNEIJDER (10), aos 25 do segundo tempo; e ROBBEN (11), aos 28 do segundo.

Entre as quatro seleções que disputam as semifinais desta copa, a Uruguaia é a única considerada uma ‘zebra’. A equipe chegou à África do Sul desacreditada, mas mostrou com seus ótimos resultados que futebol se decide dentro das quatro linhas. Foi a líder do grupo A e chegou mais longe na competição do que a forte Argentina e o pentacampeão Brasil.

Apesar do amplo favoritismo dos adversários europeus, a “Celeste Olímpica” não se intimidou e deu trabalho para os holandeses. Mesmo jogando a maior parte da partida com desvantagem no placar, os uruguaios acreditaram na vitória e não entregaram os pontos. Lutaram até o fim e quase arrancaram o empate no finalzinho do segundo tempo.

Com a derrota o Uruguai, campeão das Copas de 1930 (Uruguai) e de 1950 (Brasil), dá adeus ao tão sonhado tricampeonato de futebol. A equipe agora enfrenta o perdedor do jogo Alemanha X Espanha e pode sair da África com um honroso terceiro lugar.

A última vez que eles chegaram tão longe num mundial da FIFA foi na Copa de 1950. Na época, os uruguaios venceram o Brasil (anfitriões) na final e calaram mais de 100 mil torcedores no Maracanã.

QUE O PLEITO COMECE


Começa hoje, oficialmente, a corrida eleitoral que decidirá quem serão os responsáveis pelos rumos do Brasil nos próximos quatro anos.

Nestas eleições teremos disputa para presidente, governadores, deputados estaduais e federais, e senadores.

Se você ainda não sabe em quem votar, vou dar uma dica: comece eliminando aqueles candidatos que querem comprar seu voto.


(A imagem acima foi copiada do link Google.com.)

O MAIOR ARTILHEIRO DAS COPAS

O brasileiro Ronaldo é o maior artilheiro em Copas do Mundo, com 15 gols marcados. O jogador participou das copas de 1994, 1998, 2002 e 2006. Foi campeão em 1994, ficando na reserva, e em 2002, quando marcou os dois gols do Brasil na vitória sobre a Alemanha por 2 X 0.

(A imagem acima foi copiada do link Google Images.)