domingo, 5 de junho de 2022

"A perseverança é mais eficaz do que a violência, e muitas coisas que, quando reunidas, são invencíveis, cedem a quem as enfrenta um pouco de cada vez".


Plutarco (46 d.C. - 120 d.C.): biógrafo, embaixador, ensaísta, filósofo, historiador e magistrado grego. Também estudou matemática e filosofia na famosa Academia de Atenas e, concluída sua educação, visitou o Egito. Naquela época a "sabedoria dos egípcios" causava fascínio aos gregos, sendo a cidade de Alexandria, com sua famosa biblioteca, um importante centro da atividade intelectual grega.

(A imagem acima foi copiada do link Sobre História.) 

II. A LIBERTAÇÃO: PROJETO DE VIDA (XXXII)

4. A Luta pela libertação


12 Conservar a memória da libertação - 21 Moisés convocou todos os anciãos de Israel e lhes disse: "Escolham por família um animal e imolem a Páscoa. 

22 Peguem alguns ramos de hissopo, molhem no sangue que estiver na bacia, e com o sangue que estiver na bacia marquem a travessa da porta e seus batentes. 

Ninguém de vocês saia de casa antes de amanhecer o dia seguinte, 23 porque Javé passará para ferir os egípcios. E quando notar o sangue sobre a travessa da porta e sobre os dois batentes, ele passará adiante dessa porta e não deixará que o exterminador entre em suas casas para ferir vocês.

24 Observem esse preceito, como decreto perpétuo, para vocês e para seus filhos.

25 Quando vocês tiverem entrado na terra que Javé lhes dará, conforme ele disse, vocês observarão este rito.

26 Quando seus filhos perguntarem: 'Que rito é este?' 27 vocês responderão: 'É o sacrifício da Páscoa de Javé. Ele passou no Egito junto às casas dos filhos de Israel, ferindo os egípcios e protegendo nossas casas'".

Então o povo se ajoelhou e se prostrou.

28 Os filhos de Israel foram e fizeram tudo isso, e o fizeram como Javé tinha ordenado a Moisés e Aarão.   

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 12, versículo 21 a 28 (Ex. 12, 21 - 28).

Explicando Êxodo 12, 21 - 28.

O ritual da Páscoa mantém viva a memória da libertação, ao longo de todas as gerações.

A celebração da Páscoa educa, isto é, transmite uma consciência, para que a nova geração não fique alienada, reproduzindo uma sociedade estruturada na desigualdade e opressão.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 82.

(A imagem acima foi copiada do link Apologeta.) 

"Ninguém deve causar mal à vida, saúde, liberdade ou propriedade do outro".


John Locke (1632 - 1704): filósofo inglês. Um dos principais teóricos do contrato social e defensor do liberalismo, Locke criticou a teoria do direito divino dos reis, formulada por Thomas Hobbes (1588 - 1679). Para Locke, os homens ao nascerem tinham direitos naturais (direito à vida, à liberdade, à propriedade). 

Suas ideias contribuíram para a derrocada do absolutismo na Inglaterra.    

Algumas de suas obras: 

Pensamentos Sobre Educação; 

Ensaio Acerca do Entendimento Humano; 

Dois Tratados Sobre o Governo; 

Razoabilidade do Cristianismo;

Carta Sobre A Tolerância.


(A imagem acima foi copiada do link The Guardian.)