segunda-feira, 8 de setembro de 2014

G-20

Entenda o que é, quem compõe e para que serve o G-20

Membros do G-20: grupo que reúne países industrializados e emergentes.
 
O G-20 (Grupo dos 20) é um grupo constituído por chefes de Estado, ministros da economia e presidentes de bancos centrais de 19 países industrializados e emergentes, mais a União Europeia, para tratar de assuntos-chave relacionados à estabilidade econômica global. 

Criado em 1999, em resposta às crises financeiras do final dos anos 90, o G-20 é uma espécie de fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais. Diferentemente de outros grupos econômicos, o G-20 reflete mais adequadamente a diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes, possuindo assim maior representatividade e legitimidade. 

Ele apoia o crescimento e o desenvolvimento mundial por meio do fortalecimento da arquitetura financeira internacional e via oportunidades de diálogo sobre políticas nacionais, cooperação internacional e instituições econômico-financeiras internacionais. 

Compõem o G-20 os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. A União Europeia é o vigésimo integrante. Ela é representada pela presidência rotativa do Conselho da União Europeia e pelo Banco Central Europeu. 

São objetivos principais do G-20: 
- Favorecimento de negociações econômicas internacionais; 
- Debates sobre políticas globais para promover o desenvolvimento econômico mundial de forma sustentável; 
- Discussão de regras comuns para a flexibilização do mercado de trabalho; 
- Criação de mecanismos voltados para a desregulamentação econômica;
- Privatização;
- Criação de formas para liberação do comércio mundial. 

O G-20 diferencia-se, também, de outros blocos econômicos por não ter pessoal permanente. A presidência do Grupo é anual e rotativa entre os membros, sendo o país presidente incumbido de estabelecer um secretariado provisório durante sua gestão. O Brasil foi presidente do G-20 em 2008. Em 2013, a presidência do Grupo foi passada à Rússia, que por sua vez passará à Austrália em 2014. 

Fontes: Sua Pesquisa, e Banco Central do Brasil, com adaptações.


(A imagem acima foi copiada do link Geografia em Foco.)