segunda-feira, 31 de maio de 2010

APAGUE ESSE CIGARRO

Hoje é comemorado o Dia Mundial De Luta Contra o Tabagismo, ou Dia Mundial Sem Tabaco


Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) objetivando sensibilizar o maior número possível de pessoas - fumantes e não-fumantes - a respeito dos malefícios provocados pelo uso constante do tabaco ou de seus derivados. Aqui no Brasil o dia é lembrado, desde 1989, sob a coordenação do Instituto Nacional do Câncer (INCA), subordinado ao Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde os cigarros contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas, sendo a nicotina a mais perigosa delas. Presente no tabaco, principal ingrediente de cigarros e charutos, a nicotina é uma substância altamente nociva e causa dependência física e psíquica. No Brasil, cerca de 200 mil mortes por ano estão relacionadas ao tabagismo.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)não existem níveis seguros de consumo do tabaco. Além da dependência, seu uso diário pode causar: bronquite; enfizema pumonar; câncer na garganta, boca e laringe; câncer de pulmão; infarto; aborto; derrame cerebral; gangrena nos membros superiores (braços) e inferiores (pernas), que pode levar à amputação; e diversas outras doenças relacionadas ao sistema respiratório.

Outro problema gerado pelo tabagismo é o crescente número de fumantes passivos - pessoas não-fumantes que convivem com fumantes e inalam toda a fumaça, prejudicando a saúde como se tivessem o vício. Aqui no Brasil diversas cidades já editaram leis proibindo o consumo de cigarros em ambientes fechados, como bares e restaurantes. A medida, de imediato, gerou crítica dos fumantes que se acharam prejudicados no seu direito de ir e vir (e a gente que não fuma, é obrigado a inspirar o que eles baforejam!). Mas apesar das críticas, a lei tem se mostrado eficaz nas cidades onde vem sendo aplicada.


Nesse 31 de maio, portanto, lembremo-nos que fumar faz um mal danado, tanto para quem fuma como para quem não fuma. Então, pela sua saúde e pela dos outros: PARE DE FUMAR!



(A imagem acima foi copiada do link da Secretaria de Saúde do Paraná.)