quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"O LADO RUIM DAS FÉRIAS É QUE, QUANDO VOCÊ ESTÁ SE ACOSTUMANDO, ELAS ACABAM..."

Praia de Mundaú, no litoral cearense.


Foto: arquivo pessoal

COMO ATRAIR MAIS FIEIS PARA MISSA

Conta-se que numa cidadezinha bem na fronteira do Brasil com a Argentina, a igreja estava quase vazia para missa das 10 h. Alguns argentinos, poucos brasileiros, o prefeito, o delegado...

O padre, novo na cidade, está preocupado com a ausência dos fieis mas tem uma estratégia. Começa o sermão: 

- Irmãos estamos hoje aqui reunidos pra falar dos fariseus. Aquele povo desgraçado como esses argentinos que estão aqui.

- Ohhhhhhh!

O maior tumulto tomou conta da igreja. Os argentinos saíram xingando o padre, houve briga na porta da igreja. O prefeito, coitado, levou a mão na cabeça, indignado. Terminada a confusão ele foi falar com o vigário na sacristia: 

- Mas seu padre, pega leve. Os argentinos vêm pra cá, gastam nas lojas, nos restaurantes, trazem divisas para cidade. Não faça mais isto, por favor.

O padre meditou por uns instantes mas não disse nada. Durante toda a semana a cidade não falou de outra coisa senão do padre e o sermão do domingo. Aquela polêmica toda foi deixando as pessoas curiosas para saber como seria na missa seguinte.

Finalmente, chega o domingo. O prefeito, cauteloso, vai à sacristia e recomenda:

 - Seu vigário, o senhor lembra da nossa conversa, não? Por favor, não arrume nenhuma encrenca hoje, certo? 

Começa a missa e o padre chega ao sermão:

 - Irmãos, estamos aqui reunidos hoje, pra falar de uma pessoa da Bíblia: Maria Madalena. Aquela mulher pecadora, a prostituta, a safada que tentou Jesus, como essas argentinas que estão aqui hoje. 

Não deu outra! Pancadaria na igreja, algumas internações no pronto-socorro da cidade e o prefeito, novamente foi ter com o padre: 

- Reverendo, pelo amor de Deus! O senhor não me disse que ia pegar leve? Se o senhor não parar com isso, vou ter que falar com o bispo e pedir sua retirada imediata da paróquia. 

Naquela semana, os comentários foram ainda maiores. Em toda a cidade o assunto era um só: o sermão do padre. E ninguém perderia a missa do próximo domingo. Na manhã do domingo, o prefeito entra na sacristia escoltado pela polícia e adverte: 

- Seu padre, meça bem suas palavras, senão te levo em cana! 

A igreja estava abarrotada. Quase não se conseguia respirar de tanta gente. Começa o sermão: 

- Irmãos, estamos aqui reunidos hoje, para falar do momento mais importante da vida de Cristo: a Santa Ceia. (O prefeito então respirou aliviado). Jesus, naquele momento disse aos doze apóstolos: "Esta noite, um de vocês me trairá". Então João pergunta: "Mestre, sou eu?" E Jesus responde: "Não, João, não será você". Pedro pergunta: "Mestre, serei eu?" E Cristo responde: "Não, Pedro, não será você". E então Judas pergunta: 

- Miestre, por acasso soy jo?

E o quebra-quebra foi GERAL!!! 

Dizem que a estratégia do padre para chamar mais fieis para a missa deu certo. Hoje, a igreja vive lotada - de brasileiros e argentinos -, mas o padre, nunca mais foi visto pela cidade...


Autor desconhecido, com adaptações. 



(A imagem acima foi copiada do link Gamedesire.)