quarta-feira, 16 de junho de 2010

16 DE JUNHO

Dia de aprender com os erros do passado

Hoje é feriado nacional na África do Sul. É dia da juventude. A data foi escolhida porque nesse dia, em 1976, um protesto pacífico feito por estudantes foi violentamente reprimido pela polícia [dos brancos].

Cerca de quinze mil estudantes se reuniram em Soweto, bairro pobre de Johannesburgo, para protestarem contra o apartheid. Os estudantes foram recebidos a bala. Mais de 500 pessoas morreram e centenas ficaram feridas.

O apartheid, que na língua dos colonizadores significa separação, foi um sistema de segregação racial. Tal sistema, oficializado em 1948, impedia o acesso dos negros à propriedade da terra e à participação política. Proibia, ainda, o casamento e relações sexuais entre negros e brancos, e obrigava aqueles a viverem em zonas residenciais separadas desses.

Tudo era separado. Os lugares nos ônibus, nos supermercados, nas escolas, nas igrejas. Um negro que fosse pego bebendo água no local destinado a um branco era punido, no mínimo, com prisão.

O fim do apartheid se deu em 1992, com forte militância de Nelson Mandela. Mandela, por sua luta e esforços contra o regime de segregação, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, e em 1994 foi eleito primeiro presidente negro da África do Sul.

Com ele os sul-africanos iniciaram uma nova era de prosperidade, paz e diálogo inter-racial que dura até os dias de hoje. Todavia, nem brancos nem negros esqueceram daquele fatídico 16 de junho, onde pensou-se que se poderia calar os gritos de liberdade de um povo com tiros e cacetetes.


(A imagem acima foi copiada do link Tutor2u.net. A legenda foi colocada posteriormente.)

A PRIMEIRA ‘ZEBRA’ DA COPA

Suíços surpreendem e derrotam atuais campeões da Europa

Por um placar magro de 1 X 0, a Suíça venceu a poderosa Espanha no último jogo da rodada inicial dessa copa. O jogo, que está sendo considerado como a primeira ‘zebra’ dessa competição, aconteceu hoje pela manhã no estádio Moses Mabhida, em Durban.

A Seleção Espanhola chegou com amplo favoritismo à essa Copa da África, afinal, o time é o atual campeão da Eurocopa. Mas os espanhóis não contavam com a retranca e os contra-ataques do time suíço.

O primeiro tempo do jogo foi parecido com os dos demais desse mundial: times jogando na retranca e se aproveitando dos vacilos dos adversários para contra-atacarem. Tanto Espanha quanto Suíça só levaram perigo de gol um ao outro no segundo tempo.

E foi no início da segunda rodada que o gol saiu. Gelson FERNANDES, camisa 16, aos sete minutos surpreende a campeã da Europa e abre o marcador. Aos 24 minutos os espanhóis mandam uma bola na trave dos suíços, que respondem com uma bola na trave da meta espanhola aos 29. E ficou só nisso.

A Seleção Espanhola estava invicta há doze jogos. E nas eliminatórias para esse mundial, venceu todas as dez partidas que disputou. Já a Suíça, que nunca ganhou da Espanha numa partida de futebol, não vencia na estreia de um torneio da FIFA desde 1954, quando sediou uma copa e venceu a Itália por 2 X 1.

Em compensação, o time suíço está há cinco jogos sem perder em Copas do Mundo - cerca de oito horas invicto. A última derrota aconteceu em 2006 (Alemanha), quando eles perderam, nos penaltys, para a Croácia ainda na primeira fase.

A Espanha, uma das favoritas para ganhar essa copa, estreou perdendo. E nunca na história dos mundiais a seleção vencedora iniciou com derrota. Isso é péssimo para os espanhóis, e excelente para o Brasil.

A DEFESA MAIS DIFÍCIL DA COPA

Honduras perde, mas sai de cabeça erguida

Abrindo o grupo H desse mundial, Honduras e Chile se enfrentaram na manhã de hoje no estádio Loftus Versfel, em Pretória. A equipe chilena venceu por 1 X 0, mas o que marcou o confronto foi uma bela defesa de VALADARES, goleiro hondurenho.

O único gol da partida foi convertido aos 33 minutos do primeiro tempo. BEAUSEJOUR (15) abriu o placar para os chilenos. E só ficou nisso.

O lance mais emocionante do jogo se deu aos 18 minutos da segunda etapa. VALADARES, goleiro hondurenho, pegou uma bola indefensável do ataque chileno. Honduras não venceu a disputa, mas saiu de campo com o orgulho de ter no seu elenco o goleiro que fez a defesa mais difícil dessa copa.

Se passar para a próxima fase, o Chile pode pegar a Seleção Brasileira. E aí levamos vantagem. A última vez que as duas equipes se enfrentaram em Copas do Mundo foi em 1998 (França). Na época o Brasil pegou o Chile nas oitavas de final e deu uma ‘pisa’ de 4 X 1. O gol de honra dos chilenos foi marcado pelo atacante ZAMORANO.

Tomara que esse resultado se repita.

ESTREIA VITORIOSA

Brasil começa ganhando e se aproxima do hexacampeonato

Não foi a goleada que nós brasileiros esperávamos… Mas o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2 X 1 e é líder isolado do grupo G. O jogo aconteceu no estádio Ellis Park (Johannesburgo), palco da vitória brasileira na Copa das Confederações no ano passado.

O jogo começou como a maioria das partidas dessa copa: os times tocando bola e chegando com perigo no gol adversário apenas através de contra-ataques. Os gols só foram marcados no segundo tempo.

O primeiro foi da equipe brasileira. MAICON (02), aos cinco minutos, avança pela direita, chuta sem ângulo e converte. Abraçado pelos companheiros de equipe, o jogador chora muito e beija a aliança de casamento durante a comemoração.

A partir daí o Brasil, que tinha o maior tempo de posse de bola, começa a pressionar o time norte-coreano. A seleção passa a mostrar aquele futebol que a tornou o melhor time do mundo, e o gol não tarda a sair.

Aos 27 minutos ROBINHO (11) lança para ELANO (07), que avança pela ponta direita, toca na saída do goleiro coreano e faz o segundo dos brasileiros.

Todo mundo achava que a Seleção Norte Coreana ia se retrair para evitar uma goleada. Ledo engano. Os asiáticos - num golpe de sorte - passam pela defesa ‘canarinha’ e balançam as redes do melhor goleiro do mundo. JI YUN NAM (08) aos 43 minutos do segundo tempo, marca para a Coreia do Norte e entra para a história futebolística daquele país.

Os torcedores norte-coreanos não viram a seleção deles jogar. O país vive uma ditadura militar sob o comando de Kim Jong Il, e o único canal de TV aberta é estatal e só vai transmitir a partida hoje. A explicação para isso era o medo que as autoridades locais tinham de ver o time, um símbolo nacional, passar vexame.

Mas com o bom resultado, é bem capaz de o governo mandar fazer uma estátua de bronze para JI YUN e presentear toda a delegação com um suprimento anual de carne - o país passa por uma escassez crônica de alimentos que já matou de fome mais de dois milhões de pessoas!

Já aqui no Brasil, só alegria. O país inteiro parou. Bancos, lojas, repartições públicas. Todos vibraram e se emocionaram com a primeira partida que a seleção do Dunga fez rumo ao hexacampeonato.

Dá-lhe Brasil. E que venha a Costa do Marfim - e o resto do mundo!

UMA VERGONHA PORTUGUESA, COM CERTEZA!

Portugal sofre para empatar com Costa do Marfim

Em futebol, favoritismo não ganha jogo. E Portugal sentiu isso na pele ontem, ao empatar em 0 X 0 com a Costa do Marfim. O jogo foi no estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth e abriu o grupo G - grupo do Brasil.

O jogo mais pareceu uma “pelada” de fim de semana. O único lance perigoso de Portugal aconteceu ainda na primeira etapa: uma bola na trave de Cristiano RONALDO. E só. Os demais lances da partida se restringiram a contra-ataques criados em cima dos erros de ambos os times.

O jogador mais aplaudido em campo foi o craque marfinense DROGBA. Motivo: mesmo com o cotovelo quebrado, o atacante entrou na partida no meio do segundo tempo.

A Seleção da Costa do Marfim estreou nas Copas do Mundo em 2006 (Alemanha) e caiu no chamado “grupo da morte”, com Sérvia e Montenegro, Argentina e Holanda. Foi eliminada já na primeira fase e terminou o mundial na 19a colocação.

Portugal tem um retrospecto relativamente melhor. Participou em 1966 (3o lugar), 2002 e 2006 (4o lugar). Mas tem um favoritismo que eu, particularmente, não sei explicar.

A Seleção Portuguesa nunca venceu um mundial da FIFA, nem levou a Eurocopa. Então, por que esse alvoroço todo em torno dos lusitanos?

Em todas as competições das quais participa, Portugal promete mostrar para os adversários seu talento. Acaba o torneio e continuamos a esperar o belíssimo futebol dos portugueses.

É sempre assim. Sempre foi assim. E não será diferente nessa copa.

OUTRO EMPATE

Neozelandeses e eslovacos empatam em 1 X 1

Nova Zelândia e Eslováquia fizeram ontem o jogo dos anônimos. As duas seleções não estão cotadas entre as favoritas desse mundial. Mesmo assim fizeram um placar melhor que o de muito time com tradição: 1 X 1.

O jogo foi em Rutensburgo, no estádio Royal Bafokeng e os gols só saíram no segundo tempo.

O primeiro foi da Seleção Eslovaca. Aos quatro minutos, Robert VITTEK (11), de cabeça, abre o placar. O segundo gol foi marcado já nos acréscimos. REID (04), também de cabeça, marca para os neozelandeses e deixa tudo igual.

As duas equipes voltam a jogar próximo dia 20 (domingo). A Eslováquia enfrenta o Paraguai, em Bloemfontein; e a Nova Zelândia pega a tetracampeã Itália, em Nelspruit.

Com o empate de ontem, o grupo F se tornou o mais embolado da copa. Cada time tem um jogo, fez um gol, sofreu um gol e marcou apenas um ponto. Todas as quatro seleções têm, portanto, chances matemáticas de passar para a próxima fase.