terça-feira, 26 de outubro de 2010

TREM BALA CHINÊS

China inaugura hoje mais um percurso de trens de alta velocidade

Foi inaugurado na China, nesta terça-feira, o trem bala que liga as cidades de Xangai e Hangzhou. O trecho é de 202 quilômetros e eleva para 7.431 quilômetros a malha ferroviária de alta velocidade chinesa.

Já na viagem inaugural o trem atingiu a incrível velocidade de 356 quilômetros por hora. Dessa forma, a viagem de Xangai a Hangzhou passará a ser feita numa média de 45 minutos.

O primeiro trem de alta velocidade da história foi construído no Japão, que já discutia o projeto na década de 1930. O termo trem bala se popularizou no ocidente devido ao fato de as locomotivas do trem "Shinkansen", inaugurado em 1964, terem o formato ogival, parecido com uma bala, e, claro, à alta velocidade.

Apesar de serem os pioneiros, os japoneses não tem a maior malha ferroviária de alta velocidade. Com a inauguração do percurso Xangai-Hangzhou hoje, os técnicos chineses triplicaram a malha da China (maior do mundo) com relação à do Japão.

Os técnicos chineses também foram rápidos na construção do trecho de 202 quilômetros. Levaram apenas 20 meses. Se fosse aqui no Brasil, descontando o dinheiro desviado e as fraudes nas licitações, talvez em 20 anos uma obra como essas fosse concluída...


(A imagem acima foi copiada do link Paraíba Agora.)

"Muitas palavras nunca indicam muita sabedoria."

Resultado de imagem para tales de mileto"

Tales de Mileto (624/625 a.C. - 556/558 a.C.), considerado o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Nasceu em Mileto, região que atualmente compreende a Turquia.


(A imagem acima foi copiada do link Images Google.)