sábado, 8 de outubro de 2022

IV. AS BASES DE UMA NOVA SOCIEDADE (LIII)

6. Tentativa de manipular Javé


33 O projeto continua - 1 Javé disse a Moisés: "Vamos! Parta daqui com o povo que você tirou do Egito, e vá para a terra que eu prometi para Abraão, Isaac e Jacó, quando falei que a daria para a descendência deles.

2 Vou enviar na frente de você o meu anjo, para expulsar os cananeus, amorreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuseus.

3 Suba para uma terra onde corre leite e mel. Mas eu não subirei no meio de vocês, que são um povo de cabeça dura, porque eu os exterminaria no meio do caminho". 

4 Ouvindo essas palavras tão duras, o povo começou a chorar, e ninguém se enfeitou com joias.

5 É que Javé tinha dito a Moisés: "Diga aos filhos de Israel: 'Vocês são um povo de cabeça dura. Se eu os acompanhasse por um momento, eu os exterminaria. Por isso, tirem agora as joias que vocês usam, e eu verei o que vou fazer com vocês'."

6 Então os filhos de Israel deixaram seus enfeites, a partir do monte Horeb.  

Bíblia Sagrada - Edição Pastoral (Paulus, 1998), Antigo Testamento, Livro do Êxodo, capítulo 33, versículo 01 a 06 (Ex. 33, 01 - 06).

Explicando Êxodo 33, 01 - 06.

O projeto de libertação continua, mas Javé, agora, se mantém distante, por causa das ambiguidades do povo. As joias são deixadas no Horeb (= Sinai), pois tudo o que é supérfluo arrisca sempre a provocar idolatria: foi com as joias que o povo fez o bezerro de ouro.

Fonte: Bíblia Sagrada - Edição Pastoral. 25ª impressão: maio de 1998; ed Paulus, p. 106.

(A imagem acima foi copiada do link Oficina de Ideias 54.)